Asas e Flaps

Maneiras inteligentes de arrumar as malas para viajar

Bagagem deve ser planejada de maneira eficiente, com o essencial para passar alguns dias

Quando marcamos uma viagem é fácil se perder nos encantos e sonhos que podemos ter sobre o destino. Até o ponto de esquecer que há algo básico que vem antes de embarcar ou pegar a estrada: a organização da mala.

Infelizmente não é fácil selecionar as peças que levamos na bagagem. Então é preciso ficar atento na hora de escolher o que vai e o que fica. Para ter certeza, faça um planejamento com antecedência e anote a sua lista de itens essenciais para uma checklist de viagem!

  • Escolha a mala certa

Esta é uma dica importante. Se você vai fazer uma viagem de dois meses, com várias paradas que envolvem troca de hotéis e conexões é melhor levar um mochilão do que uma mala de rodinhas, certo? Se for passar uma semana a trabalho em outro país não há necessidade de levar aquela mala GG, né? Para viagens nacionais indicamos a mala de mão ou 1 mala despachada para mais de 10 dias e para viagens Internacionais tentar levar apenas uma mala de 23kg para conseguir fazer voos internos, caso houver.

  • Planejar antes de começar a selecionar as peças de roupa

É preciso saber quais roupas você vai usar no dia a dia para não levar itens a mais e carregar peso desnecessário. Se você é super organizado e sabe mais ou menos seu percurso esta tarefa vai ser mais fácil. São vários os fatores que irão influenciar na escolha das suas peças, então é sempre bom perder alguns minutos para pensar. O primeiro passo é checar a previsão do tempo para os dias em que estará viajando. Depois tente colocar na mala peças básicas que você consegue repetir sempre mudando o visual. Salto alto, não precisa. A não ser que a viagem seja para algum convite de casamento. Coloque roupas confortáveis que permitam você andar pelo parque ou sentar num restaurante para almoçar;

DICA INFALÍVEL: monte seus looks antes de sair para viajar. Uma peça de roupa para cada dia e duas peças extras são suficientes. A mala ficará compacta e eficiente.

  • Aprimore os espaços

A melhor maneira de organizar a mala é fazendo rolinhos na roupa. Um exemplo que dá certo é guardar as meias dentro do sapato e assim utilizar o espaço que ficaria vazio. Os cintos podem ser colocados nas paredes da mala. Outra coisa importante é viajar com o casaco mais pesado e as maiores peças, economizando espaço na mala.

  • Leve apenas os produtos de beleza e/ou higiene

Ao invés de levar um frasco grande de shampoo, vale a pena investir em um daqueles kits que hoje em dia estão à venda em qualquer farmácia e levar apenas o necessário. Fora que se você precisar destes produtos os hotéis oferecem kits de higiene básica. Uma coisa que pode ser feita, é deixar uma nécessaire sempre pronta. Assim fica mais fácil e não tem como correr risco de esquecer algo na hora de viajar.

Outra dica é comprar os produtos de higiene pessoal na região da viagem. Leve apenas a escova de dente e produtos para o seu voo. Chegando ao destino compre o que é de seu gosto. Alguns aeroportos agora estão com uma nova regra de produtos de mão, então, não adianta levar muitos kits, pois ficarão restritos no check-in.

Para Gisella De Borthole, do canal Sonho e Destino, essas dicas ajudam a otimizar tempo e o espaço das bagagens. “Seguindo algumas orientações você pode se tornar um expert na organização e poupar esforços antes e depois do embarque”, explica.

“Seja por passeio ou a trabalho, arrumar as malas é uma questão matemática da preparação de uma viagem. Depois de entender a lógica por trás de cada item colocado na bagagem, tudo vai parecer mais simples e prático. Só não deixe para fazer as coisas na última hora”, finaliza Gisella.

Fonte: Foto da Gisella de Borthole Canal: Sonho e Destino

Recomendado para você