Beleza e Saúde

Cuidados para o sucesso na cirurgia plástica do nariz

 

Dr. Alan Landecker

FOTO: O gatíssimo cirurgião plástico Alan Landecker, um dos maiores especialistas de rinoplastia do Brasil

Procurada por homens e mulheres por causa de insatisfações estéticas com o nariz, para correção de anomalias de crescimento, de desvio do septo, de problemas respiratórios, além de distorções causadas por traumatismo, a rinoplastia é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica, sendo o terceiro procedimento mais realizado no país.

O cirurgião plástico Dr. Alan Landecker, especialista em rinoplastia pela University of Texas Southwestern (EUA) e autor do livro Cirurgia Plástica – Manual do Paciente, informa que mais de 50% dos pacientes que procuram esta cirurgia em seu consultório, atualmente, desejam corrigir problemas estéticos ou funcionais causados por rinoplastias prévias.

Alan é muito amigo do cirurgião plástico cearenses Edilson Pinheiro, um dos seis cirurgições plásticos mais requisitados do CE, que é destaque da minha coluna especial da revista Buchicho Lounge que será lançada nesta terça, dia 22, no L’Ô Restaurante, numa festa superin do trendsetter cearense.

Lindsay-Lohan-87

FOTO: A atriz Lindsay Lohan fez cirurgia para consertar nariz de batatinhas

Conheça as técnicas operatórias do nariz

A rinoplastia redutora é a técnica mais tradicionalmente realizada no Brasil. Nesta cirurgia, os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e quantidades variáveis de cartilagem e osso são retiradas do esqueleto do nariz. “A lesão dos ligamentos e a retirada pura e simples de cartilagem, entretanto, enfraquecem a capacidade de sustentação da pele pelo esqueleto do nariz, fazendo com que as cartilagens remanescentes fiquem mais vulneráveis aos efeitos do tecido de cicatrização (fibrose) e às forças respiratórias que sempre afetam o nariz após esta cirurgia. As cartilagens podem não resistir à pressão e se deformarem, gerando alterações estéticas e funcionais após a cirurgia”, observa Dr. Alan.

Já a rinoplastia estruturada, técnica desenvolvida nos EUA a partir dos anos 90 e introduzida pelo Dr. Alan Landecker no Brasil, tem outra filosofia e sistematização. O objetivo é o de visualizar o esqueleto do nariz completamente, utilizando a abordagem aberta, esculpir as cartilagens e ossos de forma conservadora, precisa e simétrica, melhorar a parte respiratória, tratando desvios de septo ou hipertrofia de cornetos simultaneamente à parte estética, e fortalecer o esqueleto nasal remanescente. Isso é feito usando enxertos de cartilagem (retirada do septo, costela ou orelhas) na forma de vigas de sustentação invisíveis. Alem disso, pontos de fixação são utilizados para reconstruir os ligamentos interrompidos durante a cirurgia. O resultado é uma estrutura nasal esculpida e fortalecida, que tem menos chance de ser distorcida pelo tecido de cicatrização e pelas forças respiratórias. “Para manter a forma e função do nariz, no longo prazo, as cartilagens do esqueleto de sustentação do nariz precisam resistir às forças exercidas após a cirurgia, por isso a necessidade do fortalecimento com enxertos e pontos de fixação. Esta é a diferença fundamental em relação à técnica redutora”, esclarece o cirurgião.

Nenhum comentário

  • Shirly disse:

    Nossa, gostei muito da materia! Tb vi que tem outros médicos como o Dr. Wulkan que tambem realiza essa cirurgia estruturada no nariz. Queria saber se a técnica é diferente, a recuperação é mais sem dor e sem aquela marca roxa no rosto que acontece em muita gente?
    Como posso marcar consulta com esses dois médicos?

  • danyelly velozo disse:

    senti firmesa neste medico.Acabei de realizar o meu sonho de fazer uma rinoplastia aqui em maceio faz 86 dias não estou satisfeita e o medico disse que agora vai finalizar com umas aplicações de acido para a ponta do meu nariz ter uma elevação melhor e agora não sei se devo confiar a aplicação e dia 9 de outubro completarei 3 meses+ou- de cirurgia espero sua restosta se isso pode acontecer meu nariz era muito aberto e achatado o resultado só minimizou não estou feliz gastei dinheiro em vão e os resultados que vi e os comentarios me levaram à este médico cirurgião.Obrigada pela atenção.

  • Luciana disse:

    Gostaria de saber com quanto tempo se poderá fazer infiltração de corticóide no nariz no caso de fibrose? Existe um prazo mínimo pós cirúrgico para se realizar este procedimento? Os resultados são bons?
    Agradeço muitíssimo caso possam tirar essa minha dúvida.

  • Rebeca disse:

    Olá sou de Alagoas e fiz 2 rinoplastias, meu nariz era uma bolinha, ou ainda é , so sei que ficou horrivel, não mudou nada, estou muito infeliz, e agora tenho medo de procurar outro medico, pois o medico que eu fiz, parecia ser de confiança, após um ano da 2 cirurgia meu nariz, continua rooxo na ponta, como se tivesse sangue é muito estranho, Dr. me ajuda, não sei o que fazer, preciso de uma orientação.

    • Roberta disse:

      Rebeca,
      Vou repassar sua mensagem pr o cirurgião plástico e otorrino Glauco Almeida. Ou vc pode entrar em contato direto com ele. Tem o endereço dele no post sobre os segredos da cirurgia de nariz.
      Bim dia!!!

  • Priscila disse:

    Ola fiz uma cirurgia de nariz ha 07 anos e nao respiro direito até hoje, passei por um otorrino e ele me disse que preciso realizar um enxerto na valvula nasal… gostaria de saber qual o melhor cirurgião para procurar ou e tambem se é traumatizante essa cirugia… obrigada

  • Priscilla disse:

    Olá, fiz a minha primeira rino à 2 anos e meio, gostei do meu nari. Mais procurei outro medico há 2 mese atras para arrumar algumas coisas, dar uma lixadinha em um osssinho que ficou mais altinho, arrumasse a minha columela que estava torta,e que melhorasse a minha respiraçÃo na narina esquerda, ela estava com a passagem de ar muito pequena então tinha dificuldade de respirar. Enfim esse outro medico colocou cartilagem em varios lugares do meu nariz, nÃo lichou o ossinho que eu queria, minha cirurgia demorou 7 horas. Agora estou desesperada, porque o meu nariz esta todo deformado, parecendo uma bola, horrivél e o medico me disso que vai ter que fazer outra cirugia, para quebrar a cartilagem da narina esquerda, que esta maior do que a direita, lixar o osso, retocar escessos que ficar e melhorar a respiraçÃo do lado direito que esta ruim.
    NÃo sei o que eu faço , tenho medo de ficar pior, nÃo sei se ele calculou mal ou nÃo , só sei que acho que perdi a confiança nele. To perdida. NÃo sabia que isso ia acontecer.DR por favor preciso de ajuda!!! Será que tem jeito?? Será que o sr pode me ajudar, ou conheçe algum médico que possa?? Acho que agora não pode mais errar. Essa vai ser a minha terceira cirugia!!!!!
    Muito obrigada.

  • Fernanda disse:

    Boa Tarde. A dois anos fiz a rinoplastia, mas até hoje o meu nariz não se modificou em nada. Meu medico disse que era normal, que cada nariz é diferente e alguns levam mais tempo que outros. Mas 2 anos é muito tempo. Se não fosse pelo tempo que fiquei me recuperando da cirurgia, eu duvidaria que tinha feito alguma coisa nesse nariz . estou muito triste e insatisfeita. E paguei tao caro! nao sei o que fazer =/

    Obrigadaa

  • evanise barros disse:

    roberta gostaria de uma informacao sua,fiz uma rino tem 2 meses e nao to satisfeita, gostaria de saber se o medico e obrigado a fazer o retoque se cobrar nada,porque a ponta que era pra ser mudada continua igual:obrigada aguardo a resposta bjss

  • Ingrid disse:

    Pelo amor de Deus, né? Se não gostaram do resultado da rinoplastia, deixem pelo menos o nome do médico, mínimo. As outras pessoas do mesmo estado que estão interessasas agradecem.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *