Beleza e Saúde

Inovação da Laparoscopia

Dr. Vladimir Schraibman
As inovações no mundo da cirurgia estão cada vez mais acentuadas. A nova técnica cirúrgica chamada Single Incision Laparoscopic Surgery (Cirurgia Laparoscópica com uma única incisão) está chegando ao Brasil. Normalmente, a cirurgia Laparoscopia realiza quatro cortes para retirar a vesícula biliar, e três orifícios para retirar o apêndice. A nova cirurgia realiza a retirada da vesícula e do apêndice com uma só incisão de 2cm na cicatriz umbilical. Uma cirurgia que reduz a dor, melhora a estética e com procedimentos menos invasivos.
“Antigamente, quando alguém passava por uma cirurgia de vesícula ou apêndice era comum ouvir reclamações sobre a dor intensa pós-operatória e a imensa cicatriz que ficava no local. Hoje, com a evolução da medicina, é possível realizar o mesmo procedimento com as modernas técnicas de laparoscopia e, agora, com apenas uma incisão”, diz Vladimir Schraibman (FOTO), mestre e doutor em Ciências Médicas pelo Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica (Sobracil) e médico colaborador do Setor de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo.

Segundo Vladimir, esta técnica necessita de instrumentos especiais e o cirurgião tem que ter uma habilidade superior à cirurgia laparoscópica convencional por causa da restrição de espaço, porque todas as pinças entram pelo mesmo orifício e correm o perigo de colidir.
“Sem dúvida, a Single Incision será mais uma opção no tratamento cirúrgico de pacientes que procuram melhor aspecto estético, menos dor, com procedimentos menos invasivos”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =