Beleza e Saúde

Cuidado ao escolher sua maquiagem!

A fisioterapeuta dermato-funcional Monaliza Cavalcante aconselha, às nós mulheres, ficarmos sempre alertas sobre os produtos de maquiagem, como batons com chumbo ou pós compactos, máscaras para cílios e protetores solar, que não prejudiquem à nossa pele e indica como mantê-la sempre uma “pele de bonequinha”. Leia a entrevista na íntegra.


ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Por que é dito que os batons que contém chumbo fazem mal à pele?

MONALIZA CAVALCANTE – Mesmo sendo um metal pesado, o Chumbo só afeta a pele se for utilizado em grandes quantidades. As indústrias de boa qualidade seguem todas as normas da Anvisa, FDA e Colipa (orgãos reguladores da fabricação de cosméticos no Brasil, EUA e Europa, respectivamente) sobre a quantidade permitida para utilização dessas substancias sem agredir a pele.


RFP – E mesmo assim, por que usam chumbo nos batons?
MC – Alguns tipos de pigmentos utilizados em batons são insolúveis ao restante dos compostos da formulação (como as ceras e os óleos), assim a indústria cosmética pode utilizar o chumbo ou outros metais em pequenas quantidades, apenas o suficiente apenas para promover a mistura dos pigmentos. Atualmente, as grandes marcas de cosméticos têm optado por utilizar pigmentos mais naturais, que não necessitam dos metais para serem incorporados na formulação, apenas para evitar a grande discussão que tem sido gerada pelo uso desse tipo de substâncias em contato com a pele.

RFP – Pó compacto obstrui os poros da pele? Por quê?
MC – O pó compacto pode sim obstruir os poros da pele, vai depender muito da sua formulação e da forma que ele é utilizado. Se ele for fabricado com má qualidade, como aqueles encontrados nos estojos multiusos, comercializados muitas vezes por ambulantes e sem registro da indústria fabricante, podem causar não só obstrução dos poros, mas também alergias e irritações na pele. Outro problema é quando aplicamos a maquiagem, deixando-as por muitas horas em contato com a pele, evitando assim a excreção dos resíduos naturais. Nesses casos, a maquiagem tende a se misturar com a produção da glândula sebácea formando os comedões (cravos). Mas atualmente podemos contar com pós compactos de excelente qualidade que até proporcionam benefícios a pele. Como por exemplo, os pós enriquecidos com substâncias protetoras contra a radiação solar e até aqueles que contêm substâncias que removem a oleosidade excessiva da pele, os chamados “efeito Mate” ou “Matificante”. O importante é nos lembrarmos da necessidade de renovarmos essa maquiagem ao longo do dia. Se for usar logo pela manhã, ela deve ser trocada ao meio-dia, no final da tarde e sempre removida antes de dormir.

RFP – Máscara para cílios pode prejudicar o crescimento natural dos cílios? E ela faz mal?
MC – Assim como comentamos em relação à fabricação desses itens de maquiagem, na resposta anterior, vai depender da indústria. Se ele for clandestino, pode se preparar para maus acontecimentos. Já fui informada de casos de alergias oculares severas, com comprometimento da visão, bem como casos onde houve quebra dos fios dos cílios. Acredito que o principal seria informar aos leitores que bons produtos são capazes de embelezar e também de tratar os cílios estimulando o alongamento e o aumento do número de fios.
Indico o Lipocils, da Talika, tratamento em forma de gel transparente que promete deixar os cílios naturalmente mais longos e espessos em 28 dias; ou o Sérum Re-Activant Gils, da L’Oreal, que aumenta o volume em um piscar de olhos, e intensifica o tratamento e crescimento dos cílios. Outro maravilhoso é o DiorShow Iconic Extrem Waterproof Máscara de Cílios, que atua como um tratamento para os cílios graças a um néctar acetinado que restaura e proporciona tratamento extra.

RFP – E sobre protetor solar, o correto é aplicar antes ou depois da maquiagem?
MC – Antes da maquiagem.

RFP – E caso já tenha sido aplicado o protetor antes da maquiagem, para retocá-lo, como deve ser feito? Deve-se retirar toda maquiagem?
MC – Retirar toda a maquiagem e refazer tudinho sim!!! O ideal é que seja totalmente removido após 3 a 4h de uso e reaplicado. Isso evita a mistura dessas substancias a oleosidade natural da pele dentro dos poros evitando a formação dos comedões (cravos).

RFP – No caso de base com protetor também deve haver o retoque?
MC – Em casos em que haja exposição ao sol antes do período de troca da maquiagem, pode ser reaplicado sobre a maquiagem já existente, mas isso deve ser evitado! Só indico nos casos onde temos que optar pela proteção imediata da pele. Vamos imaginar a situação de pessoas que trabalhem em ambientes fechados e precisam sair para o almoço sob o sol. Geralmente elas não querem trocar toda a make, pois acabarão suando e tendo que retocar na volta ao trabalho. Sugiro sempre recorrer aos pós compactos enriquecidos com filtro solar, como é o caso dos Pós Minerais (Mary Kay e Boticário) e então antes do próximo expediente ela aproveita todo o momento da Toilet para fazer um novo make-up.

SERVIÇO
Monaliza Cavalcante
Av. Santos Dumont, 3131 – Torre Del Paseo Sala 1121
Tel.: (85) 3264-0456

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *