Beleza e Saúde

"Consumir ovos faz bem à saúde", diz nutricionista Mirella Freire

Mirella Freire

Nutricionista ICON Mirella Freire (FOTO) esclarece algumas dúvidas sobre o consumo de ovo, que durante muito tempo foi considerado o vilão da dieta, por excesso de gordura, colesterol e calorias. Com isso, poderia prejudicar o coração. Hoje, no entanto, estudos reabilitaram o ovo por inteiro, com clara e gema, fonte de substância que fazem muito bem ao nosso organismo. “O ovo deve fazer parte da alimentação, com exceção de pessoas que apresentam alguma intolerância ou alergia”, diz Mirella

FONTE DE NUTRIENTES

“A clara basicamente fonte de proteína. Enquanto que as vitaminas B2, E, B6, A, ácido fólico, K, D e B12 e minerais, como: zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro, estão presentes na gema. A gema contém ainda fitoquímicos, como: luteina e zeaxantina que contribuem para a saúde dos olhos. E a colina protege o sistema cardiovascular. Ou seja, nada de comer só a clara! É importante lembrar que a cor da casca não tem influência no valor nutritivo. O que pode interferir nisso é a dieta da galinha. Quanto melhor ela se alimenta, mais nutritivo será o ovo”.

COMO CONSUMIR

“Não existe consenso com relação à quantidade ideal de gemas / dia, mas, de um modo geral, todo mundo pode comer e deve comer diariamente uma. Porem, alguns cuidados são fundamentais. Na hora do preparo, nada de margarinas e óleos vegetais. Use óleo de coco, azeite ou manteigas clarificadas. A gema não deve ‘torrar’, deve ficar mais para ‘mole’. Agora, jamais você deve consumir ovo cru. A casca é porosa e através dela as bactérias  conseguem penetrar no interior do ovo e contaminá-lo. Outro inconveniente de consumir ovo cru é que a biotina, vitamina importante para a saúde dos cabelos, deixa de ser aproveitada, é preciso aquecê-lo para disponibilizá-la”.

SERVIÇO

– Nutriclinic

Av. Santos Dumont, 5753. Torre Saúde São Matues.

Sl 802

Tel.: (85) 3081-1870

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 5 =