Beleza e Saúde

IX Festival de Teatro de Fortaleza apresenta atrações nacionais e locais

Em sua 9ª edição, o Festival de Teatro de Fortaleza apresentará oito espetáculos nacionais, 19 espetáculos locais, além de sete Ações de Formação. De caráter inclusivo, democrático e descentralizador, em 2013 o FTF acontece em mais de 20 locais, nas sete regionais, permitindo o acesso da população às diversas produções e atividades, bem como trazendo peças que, ao longo do ano, ficam de fora do circuito comercial. A programação é gratuita e está bem bacana! Confira programação e não fique de fora!

Atrações nacionais

O Jardim” – Cia. Hiato (SP)

Quando: Sábado (23), às 20h Onde: Galpão da Rffsa (Praça Castro Carreira, s/n – Centro)

SINOPSE: Três começos são possíveis, já que o cenário é composto de caixas sobrepostas, formando divisórias. Em cada um dos subcenários, desenvolvem-se ações paralelas, ou seja, o espectador pode estar assistindo a algo passado em 1938, 1979 ou 2011 ou mesmo num tempo em comum.

Vigília” (SP)

Quando: Domingo (24), das 17h às 5h Onde: Galpão da Rffsa (Praça Castro Carreira, s/n – Centro)

SINOPSE: Com 12 horas de duração, o espectador estabelece qual o seu tempo de relação com o espetáculo, no qual um insone, que não dorme há anos, está ansioso por voltar a dormir, ora observando a cidade da janela de seu apartamento, ora perdendo-se por suas ruas e avenidas.

O Inferno e a Paisagem Belga” – Cia. De Teatro os Satyros (SP)

Quando: Segunda-feira (25), às 22h Onde: Teatro Antonieta Noronha

SINOPSE: Com direção de Rodolfo García Vázquez, a peça narra a relação entre os dois gênios da literatura universal, Paul Verlaine e Arthur Rimbaud, poetas franceses que tiveram suas obras impactadas fortemente pelo tórrido romance que viveram. Indicação etária: 18 anos.

Relampião” – Cia do Miolo (SP)

Quando: Terça-feira (26), às 17h30 Onde: Praça José de Alencar

SINOPSE: Cia do Miolo e a Cia Paulicéa de Teatro juntam-se nesse processo para revisitar histórias de Lampião – O mito do cangaço e aproximá-las das questões cotidianas. O que há em comum entre a luta do cangaço e as lutas pela vida na contemporaneidade? Indicação etária: 14 anos

Estar Aqui ou Ali” – Grupo Visível Núcleo de Criação (PE)

Quando: Quarta-feira (27), às 22h Onde: Estoril

SINOPSE: Espetáculo/intervenção que busca um diálogo artístico entre corpo e espaço urbano. Busca promover relações de re-significação entre os espaços, as relações de deslocamento, a diluição de fronteiras e os territórios físicos e imaginários.

Aurora Boreal” – Grupo Pessoal do Tarará (RN)

Quando: Quinta-feira (28), às 20h Onde: Theatro José de Alencar (Sala Nadir Papi Sabóia)

SINOPSE: A peça mostra um homem que passou a sua infância e juventude com o firme propósito de ser padre e, prestes a conseguir o intento, encanta-se por uma mulher que o faz sonhar com possibilidades jamais imaginadas por ele. Indicação Etária: 14 anos

Maravilhoso” – Inez Viana (RJ)

Quando: Sexta-feira (29), às 19h Onde: Cuca da Barra

SINOPSE: Após o enterro da mãe, um homem vê-se sem perspectivas na vida. Até que surge um emprego como assistente de bicheiro e ele encontra a possibilidade de dar outro rumo aos seus anseios. É noite de carnaval no Rio de Janeiro quando o protagonista, ao contrariar os desejos do bicheiro, acaba sendo lançado num jogo que afetará sua própria vida, a de sua família, e a de muitos a sua volta.  

A Conferência” – Grupo Oco Teatro Laboratório (BA)

Quando: Sábado (30), às 21h Onde: Galpão da Rffsa (Praça Castro Carreira, s/n – Centro)

SINOPSE: A Conferência discute relações sociais, incluindo as relações de poder, migração e política com uma pitada de bom humor e paródia dos momentos atuais do Brasil e do mundo. Mostra também o caos urbano e o viver fragmentado que habitamos através do bombardeio de informações. Indicação etária: 16 anos

Mostra de Espetáculos

Desistência Poética” – Fuzuê

Quando: Sábado (23), às 17h Onde: Praça de Messejana

Quando: Domingo (24), às 11h Onde: Trajeto Raimundo dos Queijos/Mercado Central/Passeio Público

SINOPSE: Desistir ou resistir à tempestade? Correr de mãos dadas com ninguém, seguir a correnteza ou o fluxo “natural” das coisas, dos objetos, das relações? A imagem invertida nos permite subverter uma ordem, imageticamente a ambiência gera um conflito niilista, despretensioso de qualquer mudança, ausente de porquês, de respostas e de suas finalidades, um conflito análogo ao próprio cotidiano. Indicação etária: livre

A Festa” – Pavilhão da Magnólia

Quando: Terça-feira (26), às 17h Onde: CCDH Pici (Rua Coronel Matos Dourado, s/n – Henrique Jorge)

Quando: Sábado (30), às 19h Onde: CUCA Barra

SINOPSE: Inspirado na obra infanto-juvenil “Luna Clara e Apolo Onze”, de Adriana Falcão, no qual as temáticas festa x jogo perpassam por toda a história, trazendo à tona encontros e desencontros entre personagens, num espetáculo que dialoga com um ritmo frenético de uma festa.  

As Estripulias do Macaco Simão” – Circo Tupiniquim

Quando: Quarta-feira (27), às 9h30 Onde: Teatro Bela Vista

Quando: Sábado (30), às 18h Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas – Centro)

SINOPSE: Um macaco que vivia em harmonia até que, certo dia, aparece uma velha chamada Ferinfelha, que resolve apossar-se do bananal e do jardim, com a intenção de vender tudo. Para obter fortuna, o Macaco Simão tentará mostrar para a velha que ela não pode apossar-se de algo que é de todos.

FICHA TÉCNICA: Texto: adaptação livre da história “O Macaco e a Velha”. Direção: Omar Rocha. Elenco: Omar Rocha, Francisco Duarte e Ivanildo Soares. Indicação etária: Livre

Ô Putaria” – Teatro em Película

Quando: Quinta-feira (28), às 19h Onde: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

Quando: Sexta-feira (29), às 19h Onde: Galpão da Rffsa (Praça Castro Carreira, s/n – Centro)

SINOPSE: A estória do desesperado caçador de patos. Indicação etária: 16 anos

Que Bicho é Esse?” – Em Foco Grupo de Teatro

Quando: Sexta-feira (29), às 9h30 e às 14h30 Onde: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

SINOPSE: Nascem ao mesmo tempo uma formiga, um burro e um menino. A jovem formiga chega ao formigueiro, cheia de sonhos, mas acaba trabalhando como operária. O burro vive e é tratado como camelo. Por não se sentirem partes do local ao qual pertencem, os bichos saem à procura de um novo lugar para viver. Chegando ao novo espaço, deparam-se com um menino que tem um comportamento diferente. 

“Woyzeck” – Teatro Mosca

Quando: Domingo (24), às 19h Onde: Teatro das Marias (Rua Senador Almino, 233 – Praia de Iracema)

Quando: Quarta-feira (27), às 19h Onde: Teatro Universitário (Av. Da Universidade, 2210 – Benfica)

SINOPSE: Miliciano, cobaia científica e pai de família, Woyzeck vê-se preso num espiral de (des)ordem social, que o levam à perda da consciência humana levando-o a atos extremos. Indicação etária: 16 anos

Dom Poder e a Revolta da Natureza” – Expressões Humanas

Quando: Domingo (24), às 10h Onde: Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro)

Quando: Quinta-feira (28), às 14h Onde: Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim)

SINOPSE: O que aconteceria se a natureza pudesse falar? O que diria ela a nosso respeito? Que segredos estariam escondidos por trás dessa harmonia que violentamos todos os dias? Indignados com o que Dom Poder vem fazendo com o planeta, a Árvore e o Sol resolvem convidar a Água, o Macaco, o Ar e as crianças para uma grande mobilização na floresta com o intuito de lutar contra Dom Poder. Indicação etária: livre.

Flor da Obsessão” – Pesquisa Teatro Radical

Quando: Segunda-feira (25), às 19h Onde: Teatro da Boca Rica (Rua Dragão do Mar, 260 – Praia de Iracema)

Quando: Quinta-feira (28), às 19h Onde: Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim)

SINOPSE: O espetáculo se compõe de dois depoimentos, falados na primeira pessoa pelo próprio Nelson Rodrigues, e de três narrativas, nos quais ora fala o narrador, ora as personagens dialogam. Para formatar essas dimensões, a encenação sintetiza o Narrador e o Depoente, como um contador de histórias, que, sentado numa calçada, dramatiza personas em ação e comenta as ações narradas. 

E muito mais. Não fiquem de fora!

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *