Beleza e Saúde

Confira o corpitcho e alimentação das blogueiras fit !!

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Blogueira Bella Falconi, a rainha fitness do Brasil nos EUA, muitos músculos à base de proteína e musculação

 O consumo de proteína é a base de nossa alimentação. Foi um dos fatores decisivos, de acordo com o jornal científico online PLOS One, para nossos ancestrais, os hominídeos, consumidores de carne, desenvolverem o cérebro e hoje chegarmos a Homo Sapiens. No mundo hipermoderno, como queria, a proteína ganhou novas funções. Além de fornecer calorias para um cérebro ávido por energia, é obrigatória no cardápio de quem deseja músculos fortes, definidos. Presente na alimentação das madrinhas de bateria das escolas de samba que se preparam para o Carnaval 2014, como Viviane Araújo (da Salgueiro), e das falsas magras como as blogueiras Gabriela Pugliese e a #TUDO Bella Falconi.

Criamos a partir dai a febre pelos chamados whey protein, suplemento à base da proteína retirada do soro do leite, de alto valor biológico, alta concentração de glutamina e BCAA (aminoácido q auxiliam no massa magra), diz a nutricionista Danielle Lodetti, da Clínica Reviva Nutrição. Algumas pessoas usam a substância como se fosse um o pozinho mágico que vai resolver todos os problemas da suplementação alimentar. O que não é bem assim.

O whey traz realmente benefícios ao corpo. Retém quantidade de nitrogênio (fator de crescimento muscular), fortalece o sistema imunológico, reduz sintomas de overtraining, é antioxidante e dá a sensação de saciedade. “A proteína deve estar presente no sangue desde o começo até o final da atividade física. Diminui o desgaste e auxilia na recuperação muscular. Se ingerida só após o treino, demora até 40min para chegar na fibra muscular”. Ideal é tomar ½ porção de whey antes e a outra ½ depois. “Ou comer atum, claro de avos ou frango antes e o whey depois, ou vice-versa”, ensina.

O consumo excessivo de whey pode “engordar, agravar a acne e sobrecarregar o funcionamento do fígado e dos rins”. O consumo deve seguir a orientação do médico nutrólogo ou nutricionista. “De acordo com a composição corporal, do tipo de atividade física, gasto calórico diário e a individualidade bioquímica”. O ideal de preparo é adicionar água, suco ou água com maltodextrina (carboidrato que ajuda na recuperação muscular). “Para os iniciantes, recomendo de 1.5g a 2.5g de proteína para cada quilo de peso corporal, por dia”, indica Danielle Lodetti.

Além dos whey protein, existem os carnivor protein que “são a proteína retira da carne bovina”, indicada para quem sofre com alergia ao leite. “É muito recente no mercado e ainda não existem estudos cientificso que comprovem os reais benefícios”. E ao contrário do que muitos imaginam, pessoas que estão em processo de emagrecimento, também precisam da suplementação protéica para não perder massa magra (músculos).

 

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