Beleza e Saúde

Bate papo com Samanta Saraiva, engenheira de alimentos da fábrica Prawer.. Confira

 

Fui muito bem recebida por Samanta Saraiva, engenheira de Alimentos da fábrica de chocolates artesanais Prawer, em Gramado (RS). Ela nos orienta sobre qual o melhor achocolatado levar para casa e como escolher as barrinhas de cacau mais saudáveis. Finalmente a indústria percebeu que buscamos uma vida mais saudável e, consequentemente, fabrica chocolates com mais cacau, menos açúcar, lactose e gordura hidrolisada. Melhor: Samanta diz que chocolate não faz mal à pele #TUDO.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Chocolate saudável existe?

SAMANTA SARAIVA – Existe sim, tem de ser livre de gordura vegetal fracionada hidrolisada e a adição de menos açúcar possível. O nosso chocolate é basicamente uma mistura de licor de cacau, manteiga de cacau, leite em pó, açúcar, lecitina de soja sem adição de gordura hidrolisada, tão comum em outros chocolates. É justamente a gordura fracionada que pode provocar problemas na pele, não o cacau. Um fruto nutritivo, saudável rico em flavonoides, substância antioxidante e antiflamatória capaz de proteger a pele contra os efeitos da radiação.

RFP – E o chocolate meio amargo é o mais saudável?

SS- É o melhor chocolate para a saúde, com mais de 70% de cacau. E não se iluda, o chocolate amargo leva leite, só que em menor quantidade do que o chocolate ao leite. Agora, desenvolvemos a linha Dark livre de lactose. Antes de consumir o amargo, é aconselhável primeiro provar o meio amargo, com 50% de cacau, até o paladar se acostumar. O consumo diário do amargo deve ficar em torno de 20g por dia, mas ainda não existe um consenso entre os nutricionistas.

RFP – As crianças adoram os achocolatados e no supermercado tem uma infinidade de opções, como escolher o melhor para a saúde?

SS – Estamos falando do cacau em pó. Geralmente, as fórmulas contam com até 80% de açúcar. A dona de casa tem de ficar de olho nos rótulos e procurar os achocolatados que tenham o menos percentual de açúcar possível e, de preferência, livre de gordura vegetal hidrolisada. Tenho uma linha com adição de 40% de cacau, com menos açúcar e sem gordura ruim, digamos assim.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + três =