Beleza e Saúde

Atriz Mariana Rios, rainha da escola de sampa Mocidade Alegre (RJ), investe em salada para ficar em forma

 

Atriz Mariana Rios, rainha da escola de sampa Mocidade Alegre (RJ), mora sozinha e adora preparar salada em casa, por ser um prato saudável e fácil de fazer. Sua preferida é Caesar Salad

Atriz Mariana Rios, rainha da escola de sampa Mocidade Alegre (RJ), mora sozinha e adora preparar salada em casa, por ser um prato saudável e fácil de fazer. Sua preferida é Caesar Salad

1 – Nós, cearenses não éramos muito de comer salada, mas na busca por uma vida mais saudável, músculos definidos, mínimo de gordura e ZERO açúcar, as saladas ganharam espaço e viraram mania. Já existem restaurantes especializados e indicados por nutricionistas badaladas e sistema de entrega delivery para você não ter desculpas por falta de tempo, de horário de almoço e sair por aí comendo besteiras.

2 – No entanto, esqueça àquelas saladinhas sem gracinha de alface e rúcula #CRUZES. Os pratos estão turbinados, apetitosos e recheados com verduras, atum, torradinhas, azeite, molhos especiais, ou seja, todos os grupos alimentares (carboidrato, proteína e gordura, além de fibras e vitaminas), que vão deixar você saciado por mais tempo, em porções que variam de 450g a 500g. E não vale ficar aí escolhendo a salada levando em consideração apenas as calorias. O certo é apostar no valor nutricional de cada alimento, como lembra sempre a meganutri Mirella Freire, cap do restô Fitfood.

Salada Pantanal, do restaurante Azul de Fome, com alface americana e crespa, peito de peru fatiado, palmito, rúcula

Salada Pantanal, do restaurante Azul de Fome, com alface americana e crespa, peito de peru fatiado, palmito, rúcula

 3 – Lilian Porto, cap do restaurante Azul de Fome, no Pátio Dom Luiz, diz que as duas saladas que saem bem e que as nutricionistas aprovam são: Delirando de Atum (alface americana e crespa, rúcula, atum, queijo frescal de búfala, tomate picado, palmito, gergelim, molho shoyu e molho da casa) e Salada Pantanal (alface americana e crespa, peito de peru fatiado, palmito, rúcula, passas, cenouras em filetes e molho da casa), em um cardápio com 12 opções. “Hoje, os homens são os nossos melhores clientes”, diz Lilian, que comemora 15 anos de restô. Delivery das 10h às 21h / (85) 8196-1413.

4 – “O grande diferencial do serviço é a praticidade, porque mesmo com a loucura do trabalho ou sem secretária em casa é possível se alimentar bem”, observa Juliana Maia, cap do Expresso Light, que atende exclusivamente delivery. O cardápio, elaborado pela nutricionista Lívia Freitas, é recheado de 11 opções de saladas. “As mais pedidas são: Salada Camarão (alface americana, tomate cereja, alcaparras, camarões, parmesão ralado e alho torrado) e a Salada Detox (mix de folhas, cenoura ralada, tomate cereja, uva passa, milho verde, brócolis, frango grelhado e sementes de linhaça)”, revela. Delivery das 8h às 12h / (85) 3035-3382.

5 – Diante de tantas opções, na hora de escolher a sua salada, invista em pratos com uma maior quantidade de folhas, ricas de fibras que dão a sensação de saciedade por mais tempo, em relação aos outros ingredientes. Já os carboidratos devem vir de fontes como torradas integrais, cenoura, beterraba, tomate, milho e ervilha, ricas em vitaminas. Como fonte de proteína magra, prefira peixes, frango, ovos, peito de peru e kani. O azeite e as azeitonas são fontes de gorduras saudáveis. Cuidado com os molhos, os mais saudáveis são os preparados com iogurte, suco de frutas, azeite, ervas que deixam a refeição apetitosa. Corra dos molhos com maionese, aconselha as nutricionistas.

6 – Outro cuidado, alerta Juliana Maia, é se certificar como o estabelecimento faz a higienização das folhas e a escolha das matérias-primas para elaboração das refeições. “Compramos os ingredientes das saladas no dia de consumo. Depois de desfolhas, ficam de molho por 14 min em hipoclorito de sódio (14min). Lavamos com água filtrada e depois as folhas seguem para secagem. Aí montamos as saladas de acordo com os pedidos”, explica Juliana Maia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *