Beleza e Saúde

Ajuste a postura durante a malhação!

2303CS2501

1 – A prática de atividades físicas é fundamental não apenas para o controle do peso corporal, ajuda a prevenir o aparecimento de diversas doenças, melhora a circulação sanguínea, aumenta o metabolismo, turbina a memória e, claro, dá mais energia. Mas na hora da malhação, cuidado. O fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, criou técnicas de reconstrução músculo-articular da coluna vertebral, para prevenir problemas como hérnias e alterações nas curvaturas normais da coluna tão comuns em quem pratica exercícios de forma inadequada.

 

2 – Os movimentos impróprios de flexão e de torção da coluna geram, em médio ou longo prazo, desvios posturais, lombalgias e cervicalgias. “Esses problemas, entretanto, podem evoluir para abaulamentos discais (que é resultado da degeneração dos discos intervertebrais da coluna), espondilolisteses (é quando ocorre o deslizamento de uma vértebra sobre a outra) e hérnias de disco”, afirma. #CRUZES

 

3 – O fisioterapeuta alerta ainda que não é só a musculação que pode agravar dores nas costas. Correr de forma inadequada também pode resultar em incômodos na região. “Como a lombar atua como transmissor de força para os membros inferiores (pés e pernas) e o tronco, realizando movimentos essenciais de flexão, extensão e rotação, podem ocorrer lesões pequenas na musculatura que não está devidamente alongada”, informa. Veja algumas dicas.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 2 =