Beleza e Saúde

Oftalmologista Jorge Eldo, diretor da View Clinic – Clinica da Visão, fala que cuidados simples ajudam na saúde dos olhos

Oftalmologista Jorge Eldo e jornalista Roberta Fontelles Philomeno, do OPOVO

Oftalmologista Jorge Eldo e jornalista Roberta Fontelles Philomeno, do OPOVO

Oftalmologista Jorge Eldo (CRM 3639), diretor da View Clinic – Clinica da Visão, fala dos cuidados que devemos ter com a saúde dos olhos neste verão, período de férias e com a incidência de mais atividades ao ar livre.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Quais os males do sol, vento e areia para nossos olhos?

JORGE ELDO – O sol em tem muitos raios maléficos a todas as estruturas do globo ocular, seus raios contém muitos raios nocivos UVA,UVB, etc a exposição em excesso certamente provocará lesões ao olhos. A exposição prolongada a ventiladores, carros em movimento com as janelas abertas , favorecem a evaporação da lágrima, podendo causar desconforto e a sensação de olho seco. Tais sintomas serão mais sentidos por pessoas que já possuem diminuição da produção da lágrima. A utilização de colírios lubrificantes é recomendável nesses casos. A areia, além do desconforto e dor, produz lesões na córnea que podem ser muito graves.

RFP – Como devo proceder para não adquirir os malefícios e quem usa lentes de contato tem cuidado redobrado?

JE – Sim, as lentes de contato são um corpo estranho que deve ser sempre e rotineiramente observado pelo médico especialista. No mais é evitar a exposição excessiva ao sol, sobretudo entre as 10h e 15h,  e também evitar a incidência do vento direto nos olhos.

RFP – Quem usa lentes de contato pode tomar banho de mar ou piscina, normalmente?

JE – Pode, mas ocasionalmente, principalmente nas piscinas pois  possuem produtos químicos para manter a água em bom estado e com isso produz irritação aos olhos sobretudo ao usuário de lentes de contato. É comum conjuntivite química em banho de piscinas em excessos. Deve ser evitado!

SERVIÇO

View Clinic – Clinica da Visão

Rua Monsenhor Bruno, 1595. Meireles

Tel.: (85) 3458-2020

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 2 =