Beleza e Saúde

Domingo de Páscoa, monte um almoço funcional para sua família

 

Carol Castro, que interpreta Maria, na “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, é adepta da Gastronomia Funcional

1 – Com certeza você já ouviu falar de Gastronomia Funcional, aqui na coluna mesmo tenho uma seção dedicada ao tema, e neste Domingo de Páscoa ainda dá tempo de você montar um almoço saudável, uma mesa repleta de comida gostosa, para sua família. Mas o que significam alimentos funcionais e por que esse novo conceito de nutrição a cada dia ganha novos adeptos? E melhor, funciona, faz bem à saúde ou só é mais um modismo do setor alimentício?

2 – Essas e outras respostas são fundamentais em um momento em que a obesidade tem atingido 49% da população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde, em uma mistura de sedentarismo, dieta desequilibrada e estresse da vida moderna. Juntos esse trio do terror #CRUZES induz ao surgimento de doenças. E aí entram em cena os alimentos funcionais que apesar de não curarem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças, segundo estudos.

3 – Apesar de explodir no Brasil só agora, a Gastronomia Funcional surgiu no Japão, lá nos 80’S. Conta com um cardápio que leva em consideração o estilo de vida, o sexo e as necessidades de cada pessoa.  A atriz Carol Castro, que interpreta Maria, mãe de Jesus, “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, em Brejo da Madre de Deus (PE),  aderiu à dieta, ganhou saúde e eliminou 5kg de sua vida, diminuiu o inchaço e ainda combateu a retenção de líquidos. A atriz segue o cardápio criado pela cardiologista e ortomolecular Heloísa Rocha (RJ). “Pratico atividades físicas e sigo rigorosamente as recomendações da minha médica. Com muita disciplina, consigo me controlar mais na TPM, época em que não resisto aos doces”, explica Carol Castro, linda!!!

 

O peixe fresco ingrediente fundamental na Páscoa, reduz o riscos de doenças e colesterol, rico em ômega 3. “Prefira a cavala , sardinha e o atum

O peixe fresco ingrediente fundamental na Páscoa, reduz o riscos de doenças e colesterol, rico em ômega 3. “Prefira a cavala , sardinha e o atum

 

4 – Uma alimentação rica em antioxidantes, com muitas frutas, verduras, legumes, grãos, alimentos integrais ingredientes light, tudo o mais natural possível. A nutricionista Alice Bastos, especialista em Nutrição Materno-infantil, da Clínica Juliana Barros, diz que não podem faltar gergelim, quinoa, chia, brotos de feijão e de alfafa, mirtilo, açaí (antioxidantes protege o DNA), linhaça e semente de girassol, no cardápio.5 – De acordo com o Hospital Einstein, de São Paulo, e a nutricionista Alice Bastos alguns alimentos funcionais podem e devem fazer parte do nosso almoço de Páscoa. Dentre eles, o chocolate amargo a 75% (rico em polifenóides, ação antioxidante, inflamatória, protege o DNA). O peixe fresco ingrediente fundamental na Páscoa, reduz o riscos de doenças e colesterol, rico em ômega 3. “Prefira a cavala , sardinha e o atum”.  A biomassa de banana verde (regula o intestino) pode muito bem substituir a massa de trigo para envolver o peixe. O alho (um dente por dia) tempera a vida e é ótimo aliado para diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol ruim.6 – Para a salada, tomate orgânico (ação oxidante, anticancerígeno), espinafre, couve que diminuem o risco de degeneração macular e catarata. A cenoura, a manga e a abóbora (1 porção diária) fontes vitamina A, contra a hipertensão. O óleo de linhaça, as nozes, castanhas (um punhado por dia) e azeite de oliva (1col por dia) para você temperar a salada, ricos em ácidos graxos, ação imunológica e anticancerígena. O suco pode ser uma mistura de maça e goiaba, 30min antes ou 30min após a refeição. Em relação ao vinho tinto, cuidado: uma taça e só. O suco de uva pode substituir o refrigerante. “Mas cuidado com a quantidade, pois contém alto teor de frutose (açúcar natural da fruta)”. E para quem não tem problemas de labirintite, o chá verde (2 xíc por dia) cai bem, estimulante, antioxidante, ativa o metabolismo. Feliz Páscoa!!!2004CS2502Almoço delicioso: peixe, cenoura, vagem, laranja e brócolis, supernutritivo e antioxidante, no seu Domingo de Páscoa. Hora de renovar a vida!!!

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