Beleza e Saúde

Suplementação de vitamina D nas várias fases da vida

A ingestão diária recomendada de vitamina D varia de acordo com a idade e a incidência de luz solar na cidade onde se reside. De acordo com a Dra. Marise Lazaretti Castro, chefe do setor de doenças metabólicas da Unifesp e membro da diretoria da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), geralmente, um adulto precisa consumir de 400 a 2000 unidades por dia, levando-se em consideração fatores climáticos, idade e grau de exposição solar, sem o uso de protetor solar. Os idosos, em geral, devem consumir de 1000 a 2000 unidades por dia de vitamina D. “Mas, em média, o brasileiro, consome apenas de 80 a 100 unidades diárias”.

Embora a exposição ao sol seja considerada a principal forma de garantir a ingestão diária da vitamina, nem todo o mundo tem esse tempo todos os dias. Assim, uma das maneiras de conseguir a quantidade necessária da vitamina seria a alimentação. “O consumo de dois filés de peixes gordurosos de água fria como bacalhau, salmão e atum por dia supriria boa parte da demanda”, comenta a especialista.

“Mesmo em um país tropical e ensolarado como o Brasil, por causa da prevenção contra o câncer de pele, as pessoas se esquecem dos 20 minutos sem proteção e os peixes, principais fontes de vitamina D, ainda não fazem parte do cardápio brasileiro com a frequência e a quantidade necessárias. Sendo assim, recorrer à ingestão da substância em sua forma pura é uma solução para a corrida e desregrada vida moderna”, explica a Dra. Marise.

Marise Lazaretti Castro

Marise Lazaretti Castro

A suplementação de vitamina D traz diferentes benefícios em cada fase da vida, mas bebês prematuros, crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são ainda mais propensos a menos tempo de exposição ao sol. Nos idosos a vitamina D evita fratura nos ossos.

“Vale lembrar que a ingestão excessiva também pode ser prejudicial à saúde, só um exame de sangue e a indicação de um médico garante o tratamento adequado”, lembra a Dra. Marise.

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