Beleza e Saúde

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO NO DESEMPENHO DOS ATLETAS

0806CS2501

Jogadores da Seleção Brasileira, assim como Neymar Jr., contam com garrafas inteligentes, contendo bebidas personalizadas

Durante dois anos, cientistas fizeram estudos sobre o nível de hidratação dos jogadores da Seleção Brasileira

0806CS2502

1 – Um item fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo é ao nível de hidratação. Muitas vezes esquecemos do simples hábito de beber, no mínimo, 2l de água por dia, fundamentais para manter a fisiologia do corpo em bom funcionamento. Um estudo sobre “Rendimento cognitivo e hidratação”, publicado em Journal of the American College of Nutrition, indica que um estado de desidratação moderado reduz em 20% o rendimento físico de uma pessoa e afeta seu desenvolvimento intelectual.

2 – “A falta de água no organismo pode prejudicar o seu funcionamento, pois o corpo é composto de 60% a 70 % de água, variando de acordo com a idade, o tipo físico, a própria composição corporal de cada pessoa (mais músculos, menos músculos, por exemplo) e até com o clima da região onde mora”, observa o médico nutrólogo Paulo Vasconcelos (CRM 10888), diretor-médico do Ceará Sporting Club e pesquisador do Laboratório de Nutrigenômica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

3 – Dentre outras funções, a água mantém a temperatura interna constante do nosso corpo, a pressão arterial para uma função cardiovascular adequada, garante o transporte e a liberação entre diferentes tecidos corporais. Está envolvida nas ações de excreção e absorção do organismo. “A água garante a homeostase, a capacidade que a célula tem em se manter em condições ideais e o corpo em equilíbrio”, acrescenta o nutrólogo.

4 – E a perda de grandes quantidades de água pode alterar o equilíbrio eletrolítico do corpo, ou seja: falta de sais minerais, sódio, potássio e magnésio, pincipalmente. O resultado pode ser câimbras, fadiga, sangue viscoso e pressão arterial elevada, o coração bate mais rápido e o sistema de neurotransmissão pode ser afetado. “Em nível de desidratação de 4% até, no máximo, 11% a pessoa sente sede. A partir dai, começam os sintomas mais graves, como: náuseas, vertigens e desmaios”. Em atletas de alta performance, como os jogadores de futebol, os danos são ainda mais sentidos, o desempenho em campo cai muito, compromete a força, a inteligente, a velocidade, e por aí vai… “A queda do desempenho do atleta é diretamente proporcional ao declínio do nível de hidratação”, explica Orlando Laitano, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco e consultor da Gatorate.

5 – A hidratação é tão importante que foi desenvolvido um projeto de quase dois anos, pioneiro no futebol mundial. Foram recolhidas amostras de urina e suor de todos os jogadores convocados para os amistosos e para a Copa das Confederações, para descobrir o nível inicial de hidratação de cada um e também quais sais minerais eram perdidos nos jogos. Com os resultados em mãos, cientistas da Gatorade desenvolveram bebidas isotônicas personalizadas para a necessidade de cada jogador. Os estudos avançaram, foi criado um sistema de rastreamento de hidratação que inclui uma garrafa inteligente, customizada com o nome do jogador, contendo um chip que monitora a hidratação, carboidratos e eletrólitos, ajudando os jogadores a se manterem hidratados, maximizando o desempenho e recuperação.

6 – Para nós que não dispomos de todo esse aparato da seleção canarinho, o nutrólogo Paulo Vasconcelos indica os testes de bioimpedância e a Avaliação da composição corporal por DEXA, para medir o nível de água no corpo. “O Teste de Suor para Fibrose Cística também funciona. É bem simples. Colocamos nas costas da pessoa um quadrado de algodão, vedamos. Depois da atividade física, fazemos observações no analisador de eletrólitos. Verificamos a presença do magnésio, potássio, sódio…”, explica. Esse teste também foi feito com os jogadores da nossa seleção. E Paulo Vasconcelos aconselha: “A melhor bebida para hidratar continua sendo água”. Esteja sempre com sua garrafinha a postos!!!

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *