Beleza e Saúde

JOGADORES EXIGEM RPG NA CONCENTRAÇÃO

1506CS2501

1 – Os jogadores da Seleção Brasileira que atuam em clubes de futebol, no exterior , como Júlio Cesár, Daniel Alves e Hulk solicitaram da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sessões de RPG (Reeducação Postural Global), duas vezes por semana, durante a concentração. Eles estão cobertos de razão.

2 – Músculos sobrecarregados, articulações impactadas, treinos longos e intensos podem sim provocar muitas lesões, pois o corpo funciona além dos limites, e um jogador de futebol, atleta de alta performance, pode ver sua carreira ir por água a baixo devido aos problemas de saúde.

3 – “O nosso corpo é formado por cadeia de músculos que vão se interligando, da cadeia anterior, da parte da frente, à cadeia posterior, parte de trás. As reações são em cadeia e quando há má postura podem ocorrer as compensações. Ou seja: um desalinhamento no pé pode provocar dores na coluna, por exemplo”, explica a fisioterapeuta Raquel Fiterman, da Clínica Dr Adriano Abreu.

4 – E a RPG se mostra como uma boa opção para trabalhar o corpo como um todo, integral, além de amenizar as dores musculares e nas articulações. O método criado pelo frânces Philippe Souchard corrige e faz um alinhamento postural dos atletas e aumenta a amplitudes e flexibilidade global dos movimentos. Trata, principalmente, de questões relacionadas à coluna vertebral, corrige desvios nos joelhos e tornozelos. Com isso, evita lesões e atua também no tratamento das sequelas de lesões.
1506CS2502
Reeducação Postural Global alinha a postura do corpo e ajuda a prevenir lesões nos jogadores de futebol, como Daniel Alves

5 – “Também trabalhamos muito o aspecto respiratório, o diafragma e os músculos envolvidos, que pode melhorar a expansibilidade pulmonar. Se a respiração não estiver 100%, o corpo também não estará e vai causar a compensações”, conta Raquel. A RPG realmente tem uma atuação ampla, é indicada não só para atletas, mas para pessoas que sofrem com A RPG também é indicada não só aos atletas, como também a pessoas que sofrem com problemas na coluna como hérnia de disco, escoliose, osteofitose (bico de papagaio), problemas nas articulações do joelho, ombro e quadril, dor de cabeça relacionada a dores musculares, tontura e dificuldade de equilíbrio, dentre outros problemas.

6 – O tratamento é personalizado e individualizado, realizado através de posturas de alongamentos específicos para cada caso, reposicionamento muscular para alinhamento da postura. “Primeiro, o paciente passa por uma avaliação, conversamos para saber da história clínica. Fazemos fotografias do corpo e analise no computador os desníveis e desalinhamentos”.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 2 =