Beleza e Saúde

Dr. Adriano Abreu, conta tudo sobre o Regulador de Função Aragão (RFA).

Ortodontista-ortopedista Melina de Abreu Cruz (no click com a fisioterapeuta Raquel Fiterman), da Clínica Dr. Adriano Abreu, conta tudo sobre o Regulador de Função Aragão (RFA). O aparelho, um dispositivo infra-oral móvel, é capaz de tratar a ATM, dores crônicas, reposicionar dentes, músculos e nervos e até suavizar sulcos faciais e olheiras.

2206CS2503

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – O RFA é assim tão poderoso?
MELINA DE ABREU CRUZ – É um aparelho ortopédico com diversas finalidades, desenvolvido pelo professor e dentista Wilson Aragão, do RJ, referência internacional, a partir de estudos e modificações do aparelho de Frankel, muito usado em Ortopedia funcional dos maxilares. Seu designer permite afastar os tecidos moles como lábios e bochechas, removendo a pressão exacerbada no caso dos pacientes com disfunção temporomandibular (DTM). Em casos mais graves de DTM’s, em que já existem pequenas ou grandes assimetrias faciais, ele vem como uma excelente ferramenta para o tratamento.
RFP – O RFA só atua nas dores ou tem função estética?
MAC – O aparelho tem um leque de funções. A que mais gosto é o trabalho das musculaturas do lado direto e esquerdo do rosto por igual que serve como um tratamento fisioterápico. Vale ressaltar a importância da atuação do fisioterapeuta nesses casos. Ou seja: o dispositivo trabalha os dentes, reposiciona as articulações e a parte dos músculos (levanta a bochecha) e nervos. O resultado são sulcos suavizados, a pele delicada das pálpebras com mais oxigenação, o que suaviza as olheiras.
RFP – Como é o tratamento?
MAC – Consiste em duas fases: a de uso do aparelho, que deve ser diurno e noturno (o que ajuda na respiração e qualidade do sono) e a de reabilitação. A fase de reabilitação é tão importante quanto a primeira. Com uso do RFA, 95% dos casos de dores de cabeça, nas costas, na nuca, pressão na área dos olhos… são resolvidos.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =