Beleza e Saúde

CONTORNO FACIAL E RUGAS

Quer entender e esclarecer suas dúvidas sobre Rugas e contorno facial, o cirurgião plástico Giovanni Bezerra Martins, explica. 

1409bu2509

Rugas são inerentes do envelhecer, companheiras e testemunhas de um tempo bem vivido. Sinais de experiência e de maturidade, tornam-se indesejáveis a partir do momento que, se muito evidentes, destacadas, comprometem a autoestima. Não é a intenção acabar com os sinais do tempo, seria muita pretensão. Entretanto podemos sim, reduzir os efeitos de sua passagem.

Não é segredo que ter uma vida saudável, alimentar-se bem, dormir satisfatoriamente, fazer exercícios físicos, hidratar e proteger a pele são formas de retardar o envelhecimento. São velhos hábitos que todos conhecemos.  E quanto ao tratamento conservador, o que a medicina tem para oferecer?

O contorno facial é ponto fundamental no tratamento da face envelhecida. Não mais e nem menos importante que tudo já discutido em oportunidades anteriores. Trataremos como contorno, tudo o que se refere as opções terapêuticas que, mesmo em alguns casos invasivas, por pequenas “agulhadas”, não são consideradas um tratamento cirúrgico.

As rugas de expressão, resultado da nossa mímica facial como rir, chorar e outras, deveriam ser percebidas apenas quando os músculos da nossa face se contraíssem. Quando essas rugas passam a ser percebidas mesmo estando em repouso, temos a indicação do tratamento com a toxina botulínica. Técnicas avançadas potencializam o resultado, surgem então outras opções como o tratamento da cauda do supercilio, “pescoço de Nefertiti” e outras.

As rugas estáticas, diferentemente das rugas de expressão, são causadas pela perda de volume facial, queda das estruturas e desidratação com diminuição do turgor cutâneo. O preenchimento das rugas e a volumização da face com o ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio associados com a hidratação profunda da pele pela infiltração de ácido hialurônico e manitol causam resultados animadores. Não aconselho, em hipótese alguma, a aplicação de substâncias que não essas para o tratamento das rugas. Produtos definitivos estão associados com complicações graves e muitas vezes irreversíveis.

As olheiras são tratadas por combinação de técnicas. O preenchimento e a hidratação com ácido hialurônico, associado ou não a luz pulsada proporcionam excelentes resultados.

O lábio é uma estrutura muito delicada. Devemos ser muito criteriosos para proporcionar um resultado natural, sem deformações e sem perda da motilidade labial. Detalhes anatômicos como volume e contorno são muito importante para deixa-los sensuais e bonitos. Por isso o preenchedor deve ser de extrema qualidade. Hoje os melhores já tem em sua apresentação um anestésico associado, que diminui significativamente o desconforto da aplicação.

A pele é tratada com peelings químicos (ácidos) ou físicos (laser, por exemplo). A descamação promovida por esses métodos faz com que a pele obtenha um aspecto bem jovial. Os resultados são praticamente imediatos e muito empolgantes. Pode haver equimose e inflamação local efêmera logo após a aplicação. As aplicações são feitas em caráter ambulatorial e sem maiores riscos.

SERVIÇO

Clínica Sublimis

Av. Santos Dummont, 5753 – Sala 507
Fortaleza – Ceará – (85) 3262 4992
Complexo São Mateus

 

 

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *