Beleza e Saúde

NATUREZA CRUEL COM OS HOMENS

David Beckham

David Beckham

Lindo e exibido David Beckham, aos 39 anos, casado com Victoria, de 40 anos

Estava assistindo a um programa de televisão um dia desses e fiquei intrigada com uma pesquisa britânica que revelou que a partir dos 39 anos de idade os homens ficam “invisíveis” para as mulheres mais novas. Uma das explicações da tal pesquisa é que a imagem dos homens mais velhos é ligada a símbolos paternais se distanciando do sex symbols. Ou seja: a mulherada mais nova olha para o “coroa” e vê o pai.

1409bu2502

Fernando Cesar Muniz

Urologista Medicina Esportiva Fernando Cesar Muniz

Aí, imediatamente, conectei a informação que o urologista da Medicina Esportiva Fernando Cesar Muniz (CRM 6820), da Clínica São Pedro, deu-me em uma visita que fiz a seu consultório, na Av. Pontes Vieira. “Ao contrário do muitas pessoas imaginam, a natureza é muito mais cruel com os homens do que com as mulheres”.

O médico estava se referindo ao estrago que o efeito do passar dos anos faz ao corpo dos homens, no período da andropausa. É cruel. Os marmanjos sofrem com fatores estéticos e perda do vigor físico e mental #CRUZES. É isso mesmo: a partir dos 40 começam a perder cabelo, surgem fios brancos, diminuição dos pelos pubianos, flacidez da pele, rugas e sulcos, diminuição da massa e força muscular, a voz vai perdendo a força e o vigor e maior tendência à obesidade.

E os estragos continuam: ainda acontece a diminuição da potência (o que na mulher mais velha não é problema) e o desejo sexual, o aumento da gordura abdominal, visceral, provocada, principalmente, pela diminuição na produção de testosterona (hormônio masculino) com resistência à insulina. “O corpo faz tipo uma troca: a massa magra, músculos, diminui e massa gorda, a gordura, aumenta”.

Nossa, os quarentões começam a ficar barrigudos, mais propensos à gordura localizada, às pochetes. “A parte emocional também é afetada. O homem fica sem paciência, tem dificuldade de aprofundar o sono”. Resumindo: “acaba com o homem”. Por todos os sintomas, não é à toa que homens mais velhos, viram e mexem, usam o dinheiro e poder como bengala para suprir a falta de virilidade e vigor físico.

E quando pode ter inicio a baixa hormonal masculina? “Inicia a partir dos 30 anos, com a queda da testosterona e é mais significativa a partir dos 40 anos, com perda de 20% a 30 % da capacidade de produção do hormônio”. Nos homens, geralmente, a baixa hormonal acontece oito anos antes das mulheres. “Nos homens, a redução hormonal começa cedo e a progressão é lenta. A testosterona baixa 40%, entre os 40 e 60 anos e, depois dos 70 anos, pode chegar a valores mínimos”, explica Fernando César Muniz. Nas mulheres, é mais tardia e a progressão é rápida.

1409bu2503
Para quem gosta de homens mais velhos e não está nem aí para a pesquisa britânica, Richard Gere, no auge de seus 65, que namora com a Carel Lowell, de 53 anos

O urologista Fernando Cesar Muniz diz ainda que, muitas vezes, apenas uma mudança de estilo de vida melhora e muito as taxas masculinas. “De 20% a 30 % dos homens diagnosticados com quedas hormonais podem reverter o quadro praticando exercícios físicos, reduzindo o peso e seguindo uma alimentação saudável”. Para o restante, o médico indica reposição com hormônio, através de injeções ou cremes transdérmicos, hormônios em forma de creme que o homem deve aplicar diariamente na pele.

“A reposição hormonal e a mudança no estilo de vida melhoram o aspecto geral do organismo, equilibram as taxas e os exames laboratoriais apresentam melhores resultados. Agora, não reverte 100% e o rejuvenescimento do corpo vai depende do estrago que foi feito na juventude, com farras, noitadas, bebedeiras….”, alerta Fernando César Muniz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *