DEFINA O CORPO E EMAGREÇA COM O TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia.

Exercicios-de-Treinamento-Funcional-para-Emagrecer

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL

Uma das principais vantagens do treinamento funcional é o número amplo de exercícios diferentes. “O treinamento é dinâmico, não monótono. Metade do tempo que você destinaria ao tradicional equipamento de musculação, você consegue otimizar nesse treino”, afirma o personal trainner especialista em treinamento funcional e pilates do Fit Body Pilates.
O treino funcional melhora a habilidade e aptidão para realizar movimentos cotidianos, como agachar, levantar, puxar, empurrar e saltar. Além disso, melhora o desempenho na atividade física e ajuda a prevenir lesões musculares e, ainda, aprimoram o funcionamento cardíaco, facilitam a circulação sanguínea e fortalecem tendões e articulações.
DESCUBRA POR QUE EMAGRECE
“Como o treino é integrado e usamos vários músculos ao mesmo tempo, mantemos a frequência cardíaca elevada e isso traz resultados para o emagrecimento. Recomendo um treinamento com séries alternadas por segmento (ex.: costas e peito, quadríceps e posteriores de coxa etc), repetições acima de 16, com intervalos apenas de transição de um exercício para outro. Isso deixaria o treino dinâmico e com alto gasto metabólico”, explica o personal trainner.
BENEFÍCIOS

1. O treinamento funcional ativa mais fibras musculares e tonifica as curvas por completo, sem dependência de exercícios específicos para o bumbum ou a barriga, por exemplo.

2. O treino funcional pode ser feito de acordo com os objetivos de cada aluno. Quer trabalhar mais glúteos e pernas? Existem estratégias para chegar a esse resultado, mas sem esquecer outros grupos musculares.

3. Melhora a postura e a consciência sobre o próprio corpo. O treinamento funcional fortalece os músculos que ajudam a manter a coluna reta, proporcionando mais conforto ao andar ou ficar horas sentado.

4. O treino funcional reduz as dores nas costas fortalecendo a chamada “região do core”, que compreende músculos das regiões lombar, pélvica e do quadril.

5. Xô, monotonia! A combinação de diferentes habilidades, como o treino aeróbico com o de equilíbrio, faz surgir infinitas variações de atividades no treinamento funcional.

6. Auxilia no funcionamento do sistema cardiorrespiratório, já que o treino funcional exige velocidade na realização das tarefas e permanência nelas por mais tempo.

7. Emagrece e Define os Músculos: No treinamento funcional, há maior complexidade do movimento e, portanto, mais gasto de energia.

8. O treinamento funcional é uma forma interativa de desenvolver a percepção dos movimentos.

9. No processo de reabilitação, o treino funcional colabora na recuperação de estruturas afetadas por lesão trazendo fortalecimento e prevenindo.

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