Beleza e Saúde

DETOX PÓS-FESTAS: DESCUBRA QUAIS SÃO SEUS ALIADOS

Durante as festas de final de ano é comum as pessoas exagerarem nas bebidas e comidas deliciosas, porém, no geral, gordurosas e muito calóricas. Mas quem resiste as comidinhas maravilhosas das festas de final de ano?

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Mas para não começar 2015 com peso na consciência, o Sonoma, principal site de curadoria e gastronomia do país, reuniu algumas dicas de “detox pós-festas” para ajudar o seu organismo a eliminar as toxinas e perder peso sem deixar de ser gourmet.

A finalidade do “detox” pode até ser a mesma que a da dieta, mas não é preciso começar numa segunda-feira – e já querer terminar na terça -, muito menos assumir uma postura radical e se privar das coisas boas da vida. Você pode até continuar consumindo sua taça de vinho diariamente.

Além disso, a desintoxicação é um hábito natural do corpo humano e tomar pequenas atitudes que possam ajudar esse processo vai apenas acelerar a chegada do resultado desejado. Confira:

Chás e sucos: os maiores aliados

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Mais do que se manter hidratado, é importante optar por bebidas que farão seu organismo eliminar os líquidos que são acumulados em excesso pelo organismo. Nesse caso, tanto o chá verde, quanto o de pétala desidratada de hibisco ajudam a eliminar os radicais livres e outras toxinas acumuladas em meio a tanto líquido.

Além disso, sucos verdes também são sempre bem-vindos! Suco de couve, pepino, clorofila ou espinafre são incríveis. Ao invés de água mineral, bata o suco com água de coco. E combinações saudáveis também não faltarão. Você pode bater com abacaxi, laranja e mamão, acerola, beterraba, carambola, melancia, melão e hortelã, por exemplo.

Carboidratos: aumentando a complexidade

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Carboidratos, assim como as bebidas alcoólicas, são vistos pela maioria das dietas como grandes inimigos. Pode-se dizer que os mais simples, de fato, nem sempre são as melhores opçôes. Por outro lado, optar pelos mais complexos e por integrais pode ajudar, e muito, a “detox”.

Ao invés de pão francês no café da manhã, por exemplo, opte por uma tapioca com chia. Só deixa de lado o leite condensado, o coco, a manteiga e outros acompanhamentos gordurosos que costumam acompanhar.

Ainda na onda das substituições, batata doce, mandioca e abóbora, ao contrário da batata comum, saciam a fome sem aumentar o nível de glicose no sangue, evitando o estoque de gordura.

Pitada gourmet que faltava

Existe uma série de ingredientes que, além de deixar a refeição mais saborosa, ajudará na “detox”, como é o caso do gengibre, canela, manjericão, pimenta, limão, chia, linhaça, gergelim e semente de girassol.

Cada um tem uma propriedade diferente, como regular a temperatura do corpo, estimular a queima de calorias, equilibrar o pH, entre outros. Pode usar e abusar deles! O ideal é usar mais temperos e especiarias nas receitas, de modo a evitar o uso excessivo de sal e açúcar, que podem fazer efeito reverso na “detox”.

Vinho pode, mas sem exagerar na dose

A boa notícia é que não é preciso tirar o vinho da alimentação durante o período de “detox”! É claro que existem aqueles vinhos mais pesados, calóricos e ricos em açúcar residual, como é o caso do Vinho do Porto que, de tão poderosos, pedem comidas ricas em gordura. Nesse caso, é possível trocá-los por aqueles mais leves e com menor valor energético.

Em média, pode-se dizer que uma taça de vinho possui 110 kcal, seja ele branco, rosé, tinto ou espumante. Se ficar na primeira ou, no máximo, segunda taça, poderá ser feliz, além de favorecer a saúde em muitos aspectos. Consumir doses moderadas de vinho regularmente faz com que o organismo se torne um escudo natural, isso porque a bebida possui propriedades antibióticas e antiinflamatórias, por exemplo.

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