Beleza e Saúde

O ciclismo é considerado um dos 10 esportes mais saudáveis do mundo

Portrait of Sporty Mountain Biker
O ciclismo é considerado um dos 10 esportes mais saudáveis do mundo

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Praticado de forma inadequada, o ciclismo pode provocar dores mais costas e até hérnia de disco

1 – Considerado o sétimo esporte mais saudável pela revista Forbes americana, em 2010, o ciclismo é uma modalidade que proporciona resistência cardiorespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade, além do gasto calórico que ajuda a emagrecer com saúde e a sensação de liberdade que faz bem à alma. E a implantação de ciclovias, em Fortaleza, é um incentivo a mais à prática do esporte.
2 – O único problema é que o ciclismo, se praticado de maneira incorreta, excessiva ou se acontecerem quedas graves, pode causar danos à saúde corporais. “Entre as ocorrências mais comuns esta a lombalgia que, se não for tratada devidamente, pode evoluir para uma hérnia de disco”, alerta o neurocirurgião Paulo Wagner (CRM 9404 / RQE 5361), especialista em dores da coluna.
3 – Segundo o neurocirurgião, o primeiro sinal que o esporte não está sendo praticado de maneira adequada é o surgimento de dores nas costas, quase sempre provocada pela posição mal ajustada do atleta sobre a bicicleta. “Os músculos dos glúteos, piriforme, isquiotibiais paravertebrais, multífidos e o quadrado lombar (localizado entre a primeira vértebra lombar e vai até a segunda vértebra sacal, conhecidas como L1 e S2) podem ser afetados pela má postura”. De acordo com Wagner, a escolha e a regulagem correta do equipamento são fundamentais para evitar as dores e possível dano à coluna vertebral.
4 – E um alerta: as pessoas sedentárias não podem sair por ai pedalando de uma hora para outra. “Os sedentário são incluídos no grupo de risco, apresentam fraqueza muscular e são justamente os músculos os responsáveis por manter a coluna estabilizada e a postura sobre a bicicleta. Um fator determinante no surgimento de lesões cervicais e lombares”. A musculatura fortalecida é essencial antes da prática do ciclismo.
5 – Paulo Wagner aconselha, antes de iniciar o treinamento, o candidato a ciclista realizar exames adequados que irão orientar o uso adequado dos equipamentos e os exercícios que devem ser praticados para garantir uma coluna saudável. “Muitas vezes, as pessoas procuram apenas o cardiologista. Porém, é importante procurar outros especialistas para uma melhor avaliação física corpórea”, orienta o neurocirurgião.

10 CUIDADOS NA HORA DE PEDALAR

Anuncio médico  Na foto: Paulo Wagner Linhares Foto: Ethi Arcanjo, em 8/08/2012

Neurocirurgião Paulo Wagner (FOTO), especialista em dores da coluna, dá dicas de como preservar a coluna vertebral na hora de praticar o ciclismo.
1. Evite pneus muito cheiros, dessa forma eles aumentam o impacto e microtraumas na coluna.
2. Ande de bicicleta em vias contínuas, sem irregularidades.
3. Adeque a sela, guidom e pedal de acordo com a sua estatura e biofísico.
4. Use capacete para, em caso de queda, evitar trauma craniano.
5. Posicione-se adequadamente sobre a bicicleta.
6. Pedale num ritmo continuo, evite pedaladas irregulares.
7. Não pedale por longos períodos.
8. Alongue-se antes e após o exercício.
9. Use palmilha adequada para ciclismo para evitar feceite plantar.
10. Procure usar sela vazada para evitar dormência na região perineal

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