Beleza e Saúde

Oftalmologista Aécio Dias fala sobre os cuidados que devemos ter com a visão durante o carnaval

2501CS2503

Carnaval está se aproximando, o oftalmologista Aécio Dias, do Instituto da Visão do Ceará, fala sobre os cuidados que devemos ter com a visão durante os dias de folia, principalmente, com as brincadeiras de “mela-mela”.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Quais os perigos para a saúde ocular nas brincadeiras de “mela-mela” no Carnaval, que, vamos combinar, são de muito mau gosto?
AÉCIO DIAS – Queimadura químicas, com produtos ácidos agressivos aos olhos, como soda cáustica são o primeiro perigo. Eles podem atingir a córnea e comprometer a visão. Já a maisena e ketchup provocam uma irritação, uma conjuntivite química que não é muito agressiva. Os olhos ficam vermelhos, remelando. Em todo caso, tem de procurar um oftalmologista. Para evitar ser atingindo, recomendo o uso de óculos escuros, protegem os olhos dos raios solares e das agressões. Funcionam como máscara de proteção.

RFP – O que fazer se os olhos forem atingidos por corpos estranhos como maisena e outras substâncias nas brincadeiras de Carnaval?
AÉCIO DIAS – A primeira providência é lavar muito bem os olhos com água corrente, mineral ou da torneia, para diluir a substância e usar colírio à base de lubrificante até receber atendimento por um oftalmologista. Observação: Moura Brasil, Laveolho, Lerim, Colírio Azul não devem ser usados, pois não são lubrificantes. Prefira Lácrima Plus, Lacrifilme, Systane, dentre outros, até conseguir assistência médica.

SERVIÇO
INSTITUTO DA VISÃO DO CEARÁ
Av. Santos Dumont, 2456 – Aldeota
Tel.: (85) 3242-1328

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *