Beleza e Saúde

Paulo Wagner Linhares da dicas de como prevenir dor nas costas

Anuncio médico  Na foto: Paulo Wagner Linhares Foto: Ethi Arcanjo, em 8/08/2012
Considerada uma das doenças mais comuns da atualidade, a dor nas costas tem sido motivo de grandes transtornos e preocupação. Quando surge, o mais indicado é procurar ajuda médica para analisar diagnósticos da causa, bem como o tratamento ideal. Médico neurocirurgião há dez anos, Paulo Wagner Linhares dá dicas de como se prevenir e tratar o problema.
ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Quais as causas mais comuns de dores nas costas?
PAULO WAGER LINHARES – Cerca de 70% a 85% dos indivíduos adultos deverão apresentar um quadro de lombalgia em algum período de suas vidas. Os fatores que podem desencandear o problema são posturais, ocupacionais, constitucionais (obesidade e altura), psicossociais (depressão, alcoolismo e tabagismo).
RFP – Quais são as doenças geradas por esses fatores?
PW – Além da lombalgia, outras doenças também estão associadas à coluna vertebral. São elas: a cervicalgia (atinge 55% da população), a fibromialgia (uma das causas da cervicalgia), a dorsalgia (denominação da dor na coluna torácica), síndrome dolorosa miofascial da região dorsal, hérnia de disco, espinha bífida, lesão da medula espinhal (essas conferem?), entre outras.
RFP – Como é o tratamento?
PW – Avaliamos o histórico de vida do paciente, realizamos exames físicos que são elementos determinantes para o reconhecimento da verdadeira causa e o direcionamento para a reversão de quadros clínicos. Nessa perspectiva, a capacitação profissional do médico e a constante atualização são fatores significantes para o êxito do diagnóstico e tratamento de um paciente.
RFP – E as cirurgias minimamente invasivas?
PW – É um recurso ao qual podemos recorrer, dependendo do caso. Sâo procedimentos realizados com uma incisão restrita ao local da cirurgia, onde incorporamos equipamentos de alta tecnologia. A cicatriz cirúrgica é reduzida, pós-operatório e recuperação mais rápidos.
POSTURA CORRETA

2903CS2506
A postura correta ao computador, uma posição que muitas pessoas ficam durante o dia, seja no trabalho ou em casa, em momentos de laser. FONTE: @do_vivo

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =