Beleza e Saúde

VÁ DEVAGAR NO VINHO

2903CS2501

Uma de taça de 125 ml (107 calorias) é a quantidade de vinho tinto seco recomendada pela OMS, por dia

Já estamos na Semana Santa, no Domingo de Ramos, e o consumo de álcool, em forma de vinho, promete. |De acordo com André Linheiro, cap da Brava Bebidas, essa é a época em que mais se consome vinho no ano. Antes de devorar uma garrafa, lembre-se de que o álcool é tóxico para nosso organismo, meche com todo o metabolismo. A bebida pode causar inchaço, atrapalhar na definição muscular, no emagrecimento (álcool é supercalórico, perde apenas para as gorduras), engordar, desidratar o corpo e no caso mais grave causar dependência química.

2903CS2502

Médica nutróloga Giselle Barros e médico José Bento, em SP

 A médica nutróloga Giselle Barros (CRM 7294-PA), que estará em Fortaleza no próximo dia 11 de maio e atende, atualmente, na clínica badaladíssima do médico José Bento, em SP, diz que a bebida é hipoglicemiante, ou seja, diminui a glicose (açúcar) no sangue. O açúcar é a principal fonte de energia utilizada pelo nosso cérebro. Com a dificuldade em o cérebro receber açúcar, pessoa começa a ficar de “porre”. E não é demais lembrar que o consumo diário de bebidas alcoólicas, mesmo em pequenas quantidades, causa dependência.

2903CS2503

Vinho Rosé (1 taça de 125 ml, por dia) é o que apresenta menos calorias, 93kal

 Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite de consumo de álcool é de 30g por dia, em pessoas saudáveis. “O nosso corpo demora de 1h30 a 2h para eliminar essa quantidade. Seria seguro respeitar esse intervalo entre o consumo de uma dose e outra”, diz Giselle Barros. É importantemente alerta que pessoas hipertensas, diabéticas e com problemas cardiovasculares devem evitar qualquer tipo de bebida alcoólica.
E quem anda com uma turma que consome muito álcool deve ficar atento aos sinais de alerta. “Se a pessoa começar a apresentar alteração de comportamento e confusão mental é aconselhável parar o consumo de álcool na hora”, avisa. Em seguida, comer uma fruta ou uma barrinha de cereal e ingerir água ou água de coco. “Em casos graves, de perda de consciência, por exemplo, a pessoa deve ser levada imediatamente para o atendimento de emergência mais próximo”, aconselha a médica nutróloga.
E se você não quer consumir bebida alcoólica nenhuma, mas também não quer ficar por aí com carinha de quem está fora da turma, sendo perturbado a toda hora pelos amigos oferecendo bebida alcoólica e dizendo piadinhas, o truque é comprar suco de uva orgânico branco, tinto e champagne sem álcool e ficar só rodando a taça.
Outra tática é colocar cerveja sem álcool dentro da latinha da cerveja comum. Compre um funil para facilitar a mão de obra. Vale a pena. Aposto que seus amigos vão lhe deixar em paz. Eu, no entanto, não me importo, estou no período álcool quase ZERO. Por mim, podem falar à vontade e acho lindo alguns amigos que aboliram de vez a ingestão de álcool de suas vidas e brindam à vida com Perrier #LUX

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *