Beleza e Saúde

Calorias por chocolate

Professora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul orienta sobre os excessos de chocolate, como consumir e seus benefícios

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No próximo domingo, dia 5 de abril, é celebrada a Páscoa. Entre todos os símbolos desta data, os populares ovos de chocolate são muito lembrados.

Segundo pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o brasileiro prefere mais o chocolate ao leite, depois o branco e, por fim, o meio amargo. “Com isso, tome cuidado com os excessos de chocolate, pois como eles podem estar em grandes quantidades nesta fase, esse consumo calórico elevado podem durar muitos dias”, orienta a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, Ligia Lopes.

Para que as pessoas possam comparar as calorias de todos os tipos de chocolates, a docente apresenta a tabela abaixo.

Tipos de chocolate e suas respectivas calorias

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Tipo de chocolate

Ao leite

A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, resultando em um gosto mais adocicado. 137 kcal.

Amargo

Possui grande concentração de massa de cacau (60 a 85 %) e pouco açúcar. 125 kcal.

Meio amargo

Possui de 40 a 55 % de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar. 145 kcal

Branco

Contem manteiga de cacau ao invés de massa de cacau. 156 kcal.

Dietético

É isento de açúcar, sendo destinado ao público diabético, porém muitas vezes compensam essa ausência com uma maior quantidade de gordura, tornando-se mais calóricos do que os chocolates convencionais. 148 kcal.

 

Benefícios do chocolate

Também é rico em proteínas; Boa fonte em minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo e vitaminas do complexo B; O magnésio, presente de forma mais abundante no chocolate com no mínimo 50% de massa de cacau, supre a quantidade diária deste nutriente, que por sua vez tem ação antagônica ao cálcio, favorecendo o controle da pressão arterial;
O chocolate amargo é rico em flavonoides, que são compostos polifenólicos vegetais que atuam como antioxidantes e podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Em média, o chocolate amargo possui o triplo de antioxidantes do que o chocolate ao leite.

Dicas de como consumir

Para tirar um maior proveito dessas substâncias, ao invés de comer maiores quantidades de chocolates de uma só vez, é muito melhor que pequenas quantidades sejam ingeridas diariamente. A inclusão de 30 gramas de chocolate por dia não é considerada exagerada, desde que esteja inserida em um estilo de vida saudável, com bons hábitos alimentares, atividade física regular e menos preocupações.

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