Beleza e Saúde

A CONSTRUÇÃO DO NOVO ROSTO

0606bu0201

ANGELINA JOLIE – DEPOIS

Maxilar um pouco afundado deixa a mandíbula e o queixo em destaque

0606bu0202

ANTES

Bochechinhas da juventude de Angelina Jolie

2011 WWD Apparel & Retail CEO Summit - A Conversation With Victoria Beckham

VICTORIA BECKHAM – DEPOIS

Côncavo das bochechas bem definido

0606bu0204

VICTORIA BECKHAM – ANTES

Truques de make marcavam o côncavo das bochechas

0606bu0205

JENNIFER LOPEZ – DEPOIS

Nas fotos, Jennifer realça ainda mais o maxilar, mandíbula e o queixo com blush bronze bem marcado e com o truque de colocar a língua no palato

0606bu0206

JENNIFER LOPEZ – ANTES

Rosto arredondado e note que o nariz é mais largo também

0606bu0207

MEGA FOX – DEPOIS

A retirada das bolas de “Bichat” e a linha de make mais escura, logo abaixo das maxilas, definem ainda mais o rosto

MEGA FOX - ANTES

MEGA FOX – ANTES

Rosto magro, mas com pouca definição das bochechas

A primeira vez que ouvi falar em bichectomia foi no meu programa Faixa Conexão Saúde, na TV OPOVO, em entrevista ao cirurgião plástico George Régis (CRM 6126), da Clínica Plena, no final do ano passado. Dia 21 de março, deste ano, fiz matéria aqui, no Buchicho, abordando a cirurgia, em um especial sobre perfiloplastia (cirurgias associadas para harmonizar a face). Só que a sobre o procedimento voltou à tona depois que o Fantástico, na Globo, semana passada, abordou o assunto.

Não tem problema, retornamos à bichectomia, porque beleza nunca é demais e a cirurgia continua sendo a bola da vez entre as celebs, nos EUA, onde é feita há 40 anos, e entre anônimas a partir dos 20 anos de idade. Estrelas do quilate de Megan Fox, Victoria Beckham, Madonna, Jennifer Lopez e Angelina Jolie (que já tirou os seios, os ovários e o útero) já se submeteram à extração das bolas de “Bichat”.

Existem explicações: algumas pessoas, por mais magras que estejam, apresentam bochechas protuberantes que detonam os clicks nas redes sociais. O rosto ganha aparência gordinha ou infantilizada, bem diferente do formato da face num triângulo invertido, em forma de coração, magro e com formas definidas e angulosas tão desejado. Perfect!!!

O QUE É
Na construção de um novo formato facial, o cirurgião plástico Valderi Vieira (CRM 8688), da Stetic Class, diz que o contribui com a retirada das bolas de “Bichat”, bolsinhas de gordura uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula. A cirurgia afina o rosto, em especial o queixo e o maxilar e emagrece as bochechas (forma o côncavo onde aplicamos a base mais escura na técnica make contouring).

A cirurgia é considerada simples e pode ser realizada apenas com anestesia local e sedação, conta o cirurgião plástico. O corte é pequeno e realizado por dentro da boca, o que reduz muito os riscos e depois é fechado com fio absorvível. “Por esse corte, retiramos um segmento de gordura que pertence a bola de Bichat”, explica. A retirada pode ser total ou parcial, varia de acordo com o formato do rosto de cada paciente.

RISCOS
Por ser realizada em uma área delicada do rosto, a cirurgia deve feita por um cirurgião plástico capacitado, “pois um corte acidental pode ocasionar uma paralisia facial ou lesionar o canal por onde sai a saliva” (ductor parotídeo). O pós-operatório exige alguns cuidados: “dieta leve e pastosa por 15 dias, compressa de gelo no local três a quatro vezes por dia, evitar esforço físico, não se expor ao sol e não fazer atividade física por três semanas”, recomenda Valderi Vieira.

PARA ENTENDER
As bolas de “Bichat” são responsáveis pelo formato mais arredondado da face. Em um processo de emagrecimento, elas são uma das últimas partes do corpo a “secar” e tem gente em que essas gordurinhas são mais protuberantes. Mesmo a pessoa estando no peso ideal o rosto continua gorduchinho.

0606bu0209

CAROLINA DIECKMANN – DEPOIS

Contornos faciais definidos após dieta de emagrecimento e realçados com técnica de maquiagem contouring, sem bichectomia

0606bu0210

CAROLINA DIECKMANN – ANTES

Atriz com rosto bem gordinho, aparência infantilizada

Muitas vezes apenas emagrecer, como foi o meu caso, provoca a diminuição do tamanho das bolas de “Bichat” e o rosto fica mais performático. Então, se você acha seu rosto gordinho, primeiro emagreça e só depois avalie a real necessidade da cirurgia plástica para diminuição das bochechas

POLÊMICA
Alguns especialistas defendem que com o passar dos anos a face já perde gordura naturalmente e a extração das bolas de “Bichat” pode acarretar em uma aparência ainda mais envelhecida, com o afundamento da região.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 18 =