Beleza e Saúde

CONHEÇA A DIETA CROSSFIT

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Febre nas academias, o crossfit requer dieta especial para otimizar os resultados

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Manter o consumo de proteína ao longo do dia, sugestão dieta crossfit

1 – O nutricionista Daniel Coimbra alerta que atletas, que fazem treinos intensos como o crossfit (treinamento militar que virou febre nas academias de todo o Brasil que ganha cada vez mais adeptos em busca de emagrecimento e definição com o programa que mescla exercícios de alta intensidade com atividades intercaladas), precisam seguir uma dieta especial para fornecer nutrientes que dão energia para um treino eficiente e, ao mesmo tempo, facilitar a recuperação muscular no pós-treino.

2 – Na chamada “dieta crossfit”, são recomendados alimentos ricos em proteínas magras, como: o frango, carne vermelha (escolher o corte patinho), peixes, queijos magros e ovos. Os alimentos industrializados e refinados devem ser evitados. Fuja dos açúcares, bolachas e refeições prontas para consumo, como, por exemplo, lasanhas semiprontas. “Uma boa alimentação promove estímulo ao ganho de músculos e, dependendo do caso, otimiza a perda de gordura corporal”, esclarece Coimbra.

3 – Antes do treino de crossfit (1h a 2 h), Daniel orienta consumir carboidratos complexos (aveia, pão integral, batata doce, arroz integral), acompanhandos de proteínas magras (frango grelhado ou queijos magros). Durante o treino, caso dure mais de 1h, consuma carboidratos líquidos e de fácil digestão em baixas concentrações na água. “Imediatamente depois do treino é importante comer alimentos ricos em proteína e carboidratos (tilápia grelhada + arroz integral; batata doce + frango grelhado ou assado sem óleo, carne moída patinho + macarrão integral)”, recomenda.

4 – No curto prazo após treino (até 2h após), Daniel propõe comer alimentos ricos em carboidratos, como pão, massas, batata, arroz, juntamente com proteína magra (carne de frango, peru ou peixes), podendo acrescentar gorduras boas, por exemplo, azeite de oliva e oleaginosas.

5 – “A longo prazo, após o treino, continue mantendo o consumo de proteína em todas as refeições. E quanto mais longe do horário do treino, a orientação é ir reduzindo o consumo de carboidratos, gradativamente”, aconselha. Para alcançar os objetivos de saúde e beleza é necessária uma boa rotina esportiva, aliada a uma dieta proporcional ao ritmo de exercícios.

CARDÁPIO CROSS FIT


Nutricionista Daniel Coimbra traz algumas opções de cardápio para uma dieta crossfit, do café da manhã a hora de dormir. Ingredientes fáceis de encontrar nos supermercados de Fortaleza e comidinhas práticas para fazer em casa.
“As quantidades necessárias para se consumir em cada refeição dependem da intensidade das horas de treino, da composição corporal e da individualidade biológica, por isso, é fundamental o aconselhamento de um nutricionista para indicar quais as quantidades específicas em cada caso”, alerta Daniel Coimbra.

CAFÉ DA MANHÃ


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Antes do treino: banana prata + aveia em flocos + linhaça em semente + queijo minas frescal light

Depois do treino: pão integral (sem farinha branca) + queijo cottage + frango desfiado + iogurte natural desnatado;

ALMOÇO


Bife de frango grelhado com arroz integral e salada de rúcula, repolho roxo e tomate, temperados com azeite e vinagre. Para sobremesa, melão

LANCHE: mix de oleaginosas com claras de ovo (na forma de omelete ou cozidas);

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JANTAR: tilápia grelhada + batata doce cozida ou arroz integral cozido + brócolis + salada verde com azeite de oliva.

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