Beleza e Saúde

Maquiadora sênior da Mac Fabiana Gomes em entrevista exclusiva ao Buchicho Beleza & Festas

“Maquiadora sênior da Mac”. Ela vai logo avisando que não gosta de ser chamada assim. “Pois é, a palavra sênior pode ser associada à questão da idade, né?” (risos). Fabiana Gomes prefere ser qualificada como porta-voz MAC no Brasil. “Combina mais comigo”, ressalta.

0407bu0207

Naturalmente linda, cabelos crespos, pele bem tratada e super extrovertida, em entrevista exclusiva ao Buchicho Beleza & Festas, um dia antes do Art of The Lip, evento de inauguração da loja, no Iguatemi Expansão, Fabi deu várias dicas de maquiagem e revelou as tendências das principais semana de moda do mundo.
A maquiadora trouxe na mala os produtos da linha Wash of Dry, lançamento da MAC. As sombras com micropartículas brilhantes são #TUDO. E para quem tem dúvida sobre como pronunciar o nome MAC, ela ensina: “Chamamos MAC, com som de A, mas não está errado se pronunciar com som de E, um costume nos EUA”.
ROBERTA FONTELLES PHILOMENOEstamos vivemos a onda da técnica de maquiagem contouring e como fazer de modo que não fique over e o resultado seja natural?

FABINA GOMES – Antes de falar dela, temos de falar de uma celebridade que tem muito a vez com sua popularização que é a Kim Kardakian. As mulheres imitam as técnicas que a Kim coloca nas redes sociais. Só que esquecem de que a Kim não se maquia só, quem faz tudo é um maquiador profissional, adaptando técnicas ao tipo de rosto dela. Contorno facial é uma manobra supertécnica para enfatizar uma sombra que naturalmente já temos ou para criar a ilusão dessa sombra. O produto certo para o sombreado é um ou dois tons acima do tom de pele natural, sempre neutro.

RFP – Certo que para cada rosto existe uma técnica de contorno mais adequada, mas você poderia dar dicas do geral?

FG – Cada pessoa tem características específicas e o lugar onde vamos contornar é diferente para cada formato de rosto. O contorno é alta costura e não pret-à-porter. Lembrando que a maneira que as pessoas contornam a face, hoje, é almejando o formato de rosto oval que se convencionou dizer que o formato de rosto ideal.
RFP – Como fazer o contorno, então?

FG – Primeiro, vamos procurar as sombras naturais do nosso rosto. Nada melhor do que olhar no espelho e projetar uma luz que venha de cima. Sempre imagino uma linha horizontal que vem da ponta da orelha até a ponta da boca, provavelmente essa linha vai está bem abaixo do ossinho da maça do rosto. Imagino também uma linha vertical que sai do alto da sobrancelha em direção às maças. As maças do rosto é quem delimitam onde a aplicação da base mais escura vai começar a clarear, porque ninguém tem sombra entre a maça do rosto e o canto da boca. Tem de esfumar com um pincel macio de tamanho médio, da MAC, indico os números 116 e 129. Se borrar, dá uma batidinha com o pincel com produto claro e resolvido.

RFP – Como esculpir o nariz com o pincel? Uma das técnicas que mais me perguntam.
FG – É tenso, porque a ideia por traz disso é ganhar um nariz de princesinha. Para arrebitar, dê uma escurecidinha, de leve, abaixo da ponta do nariz (columela). Para ele ficar mais fino no geral, vamos fazer duas linhas paralelas, nas laterais do dorso, uma manobra sutil. O pincel tem de ser bem fofinho, tipo 224, da MAC.

RFP – E onde fica a parte clara do contorno e como corrigir as olheiras?
FG – Primeiro, a luz tem de vir ao redor, de frente. Os produtos devem ser sem partículas de brilho, um ou dois tons abaixo do tom de pele natural, para dar a ilusão de ampliar. Vamos clarear o top das maças do rosto, o alto do queixo, o dorso do nariz, sem ampliar a ponta, e fazer um leque na testa, entre as sobrancelhas. Não esqueça de fazer a integração entre os produtos claro e escuro. Tenha sempre com três pinceis a mão: um limpo, outro com o produto mais escuro e o outro com o mais claro.
RFP – E os produtos com partículas brilhantes, 3D, onde aplicar, já que eles não são para correção?
FG – Se você tem uma pele mais clarinha, o produto iluminador deve ter fundo perolado ou champanhe. As morenas, iluminador dourado. Pele negra um fundo bronze. É como tratamos um castings em um desfile em que temos 30 modelos com tons de pele diferentes. Adaptar as cores para a pele de cada uma delas.

0407bu0212

RFP – E as olheiras, como disfarçá-las?
FG – É um tema que amo. Tem uma lenda que determina: para disfarçar é só aplicar corretivo mais claro. Só que não é assim. Primeiro, compre o corretivo provando nas próprias pálpebras. Antes da aplicação, hidrate bem a pele delicada da região, porque se não estiver hidratada pode roubar água do corretivo e o resultado é o produto cracrelar. Depois de corrigir, neutralizar, use o iluminador. Gosto muito da caneta Prep+primer, da MAC, que aplico junto com a pruma Mineralize Charged Water, da MAC, e vou esfumando com o pincel, no triangulo invertido, subindo em direção às têmporas. A técnica dá a impressão de que o olho é mais ascendente.
RFP – No começo da entrevista você disse que seu batom vermelhão, o Ruby Wood MAC, estava começando a ficar estressado. O que fazer, então?
FG – Se o batom está incomodando, como agora, é porque é hora de retirar e refazer todo o processo de aplicação, ou seja: uma camada de hidratante labial, retirando o excesso, corretivo e contorno com lápis. Quando desejo uma boca mais chamativa, aplico o batom com o pincel. Reaplico sempre depois de comer ou beber água. Usar um velcro de batom também garante que ele fique no lugar o dia inteiro. Indico o Prep+primer Lip MAC.
Uma técnica que está sendo muito utilizada nas modelos dos backstages dos desfiles de Paris, SP e NYC, é aplicar o batom no pulso e transferir a cor com batidinhas com a pontinha dos dedos para os lábios. Usar o hidratante labial junto deixa a boca com mais cara de saúde. Tendência de passarela para quem curte a beleza natural.
RFP – Seguindo essa linha mais natural beauty da qual você falou agora, o lápis bege que a MAC acabou de lançar ajuda muito…
FG – Ajuda muito em pequenos detalhes. Podemos usar para levantar a calda das sobrancelhas sem deixar rastros como acontece com as sombras brilhantes ou muito claras. Parece que você nasceu assim e não que está usando muito produto ou fazendo um esforço danado para ficar bonita. Será uma mentira mais bem contada. Para substituir o lápis branco na marca d’água dos cílios fica perfeito também. Impressão que o olho é maior.

0407bu0210

RFP – Já nos maquiamos, nos divertimos, agora é chegar em casa e limpar a pele na hora de dormir. Como fazer?
FG – Demaquilar é diferente de limpar a pele. Para demaquilar temos de quebrar as partículas de pigmento dos produtos. Adoro usar, é rápido, o produto Cleanse off Oil MAC. Um óleo vegetal que quando misturado à água emulsiona e vira uma esfuminha. Na hora do banho mesmo já faço o processo de demaquilagem, bem rapidinho. Depois, uso o sabonete de limpeza, o tônico… todo o ritual do tratamento de pele.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *