
Alódia Guimarães

Capa do livro “Casar sem frescura”, de Cláudia Matarazzo, será lançado próximo dia 28, na apresentação do evento O POVO Noivas 2016
Alódia Guimarães não para!!! Em pleno famtur pelos hotéis da Costa Leste cearense, a convite do Convention Bureau, concedeu entrevista exclusiva ao nosso Buchicho Beleza & Festas, do O POVO. A cerimonialista e consultora de eventos, uma das mais tradicionais do Ceará, revela alguns segredos de como produzir uma festa de sucesso, falou sobre o estilo ostentação, de como montar a lista de convidados e se os convidados têm obrigação ou não de confirmar presença.
Com mais de 40 anos de profissão, Alódia está em nova fase e encara novos desafios. Próxima quarta (28), lança o Blog Alódia Guimarães, recheado de dicas, durante “Encontro ao Por do Sol”, a partir das 16h30, no Ideal Clube. Momento que será apresentado ao público o evento OPOVO Noivas 2016, por Edson Barbosa, diretor Comercial do Grupo de Comunicação O POVO, e participação especial de Cláudia Matarazzo, de São Paulo, que irá lançar o livro “Casar sem Frescura”, seguido de sessão de autógrafos.
A programação contará também com palestras de Lucas Brasil (“Enquanto uns casam, outros vendem o buquê”), Wander Ferreira Junnior (“Festa é uma orquestra sem maestro”) e Cláudia Matarazzo (“O que mudou e o que ficou”). Participação dos especialistas em casamentos Graça Kurylo (RS), Izis Dorileo (MT), Mário Ameni (SP) e Roberta Lacerda.
ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Qual o estilo do Blog Alódia Guimarães, que será lançado próxima quarta (28), a partir das 16h30, no “Encontro ao Por do Sol”, no Ideal Clube, durante apresentação do evento O POVO Noivas, 2016?
ALÓDIA GUIMARÃES – O blog será um retrato do meu jeito de ser: ousado, corajoso, elegante e glamoroso, sempre visando dar informações gerais sobre o mundo dos eventos.
RFP – Você é cerimonialista há 40 anos, com toda sua experiência, agora você também dará consultoria?
AG – Sim, sempre gostei de ensinar, passar adiante o que eu aprendi, sei fazer e domino. Dando assessoria através do blog, tenho a oportunidade de fazer tudo isso.
RFP – Tantas opções de estilos de festa, locais, buffet fazem com que os noivos e seus familiares fiquem mais inseguros na hora de escolher, de definir a festa?
AG – Sim!!! Isso porque, hoje, há uma abundância de tudo que diz respeito a festas. As pessoas ficam tentadas a sonhar mais e aí surgem as indecisões, principalmente, sobre o confronto da qualidade e preço. Tem muita gente indicando sem conhecimento da qualidade do serviço e aí complicam as escolhas. Nessa hora, um assessor de casamento competente é fundamental para definir o tipo da festa e ter mais cuidado com os detalhes que levam ao sucesso.
RFP – Na hora de montar uma festa, um casamento, especificamente, o cearense acerta mais ou erra nas escolhas?
AG – As decisões devem ser dos noivos, mas com a ajuda de um assessor competente e comprometido com o resultado da festa tudo fica diferente e o resultado final é sucesso.
RFP – De uns anos para cá surgiu o estilo ostentação, pessoas que gostam de esbanjar, mostrar que tem dinheiro. Esse comportamento se refletiu nas festas de casamento?
AG – A abundancia de informações e serviços dos mais variados e inovadores possíveis aguça o desejo dos noivos e eles querem tudo. E aí, dessa maneira, os noivos correm o risco de muitas vezes aparentar uma forma de ostentação.
RFP – Você integra, participa ativamente do mercado de festa há 40 anos, o que mais evolui no segmento?
AG – Nesse decorrer do tempo, o que mais evoluiu foi o setor de decoração. Hoje, a cenografia, a estrutura, a iluminação e a parte floral estão cada vez mais criativas e mais elaboradas. O outro seguimento que destaco é o de assessoria que se aprimorou em busca de elaborar os eventos com mais perfeição nos detalhes.
RFP – Já contamos com o evento O POVO Noivas que vem se consolidando, a cada ano, como o maior e melhor evento do segmento no Nordeste. O que ainda falta ao nosso mercado para termos excelência em nossos serviços?
AG – O evento O POVO Noivas é uma oportunidade única dos profissionais talentosos, dos mais variados segmentos de festa, mostrarem os seus trabalhos e se tornarem conhecidos e desejados. Temos excelentes profissionais em cada um dos setores que busca cada vez mais excelência em suas criações. Em relação ao que falta, é ter mais comprometimento com o que foi contratado e a pontualidade naquilo que foi combinado. Isso ainda deixa a desejar e expressa muito o nosso jeitinho cearense de ser.
RFP – Você pode citar alguns itens indispensáveis que caracterizam uma festa de casamento maravilhosa, que realmente funcione, em que os contratantes e os convidados fiquem satisfeitos?
AG – Uma festa tem algo místico que acontece e fica na memória emotiva como um sonho realizado, mas para que isso aconteça os itens imprescindíveis são: boa música, boa comida e boa bebida. Isso tudo em um lugar lindo e com pessoas maravilhosas.
RFP – Durante a montagem de um casamento, um dos momentos que provoca angustia aos noivos e às famílias é selecionar os convidados. Como fazer a lista?
AG – A relação dos convidados é realmente um grande problema familiar e financeiro para a festa, mas se podermos considerar o casamento uma festa de família é procurar convidar somente àqueles que estão nas suas agendas de telefone, coisa quase impossível.
RFP – Os convidados têm de confirmar presença? É obrigatório? Os noivos devem traçar qual a margem de ausência de alguns convidados?
AG – Sim, os convidados têm de criar o hábito e o dever de confirmar presença, pois sem a confirmação e com a ausência o anfitrião tem um prejuízo financeiro considerável e o sucesso da festa também é comprometido.
Agora, é arriscado fazer estimativa sobre o percentual de ausência dos convidados. Existem eventos que ultrapassam o número previsto. Outros, a presença é quase exata. Às vezes, acontecem muitas faltas. Os noivos e os pais, pela amizade, devem saber melhor avaliar quem provavelmente faltará à festa.
RFP – Qual o tempo ideal para contratar o cerimonial?
AG – O assessor deve ser o primeiro a ser escolhido criteriosamente pelos noivos. O assessor tem a responsabilidade de auxiliar na criação, planejamento e seleção dos demais profissionais para conduzir com sabedoria, comprometimento, harmonia e leveza a festa de casamento. Seja qual for o prazo que os noivos tenham para realizar o casamento, a assessoria deve sempre vir em primeiro lugar, para que tudo possa acontecer a tempo.