Beleza e Saúde

FATORES DE RISCO DO CÂNCER DE MAMA

 

2510CS2504A

 

Médica oncologista clínica Iane Figueiredo (CRM 8515), da Quimioclinic, enumera quatro maiores de fatores de risco do câncer de mama e diz que amamentar o filho, praticar de atividade física e seguir uma alimentação saudável estão associadas a um menor risco de desenvolver esse tipo de câncer, “com redução de até 30%”.  

1-Idade. “É mais comum a incidência de câncer de mama acima dos 50 anos. Se a paciente for diagnosticada com a doença antes dessa idade, geralmente existem alterações genéticas envolvidas”.

2510CS2505

Amamentar diminui o fator de risco de desenvolvimento do câncer de mama

 

2 – Vida reprodutiva. “A mama foi feita para produzir leite e amamentar, além de ser prazeiroso e estreitar a relação mãe e filho, é um fator de protetor. A mulher que nunca ficou grávida e nunca amamentou tem maiores chances de desenvolver a doença”.

3 – Histórico familiar. “Se dois parentes de primeiro grau têm apresentaram câncer de mama, o índice de hereditariedade é agrado. A situação se complica ainda mais de for câncer mamário masculino. Doença raríssima ligada diretamente a fatores genéticos”

4 – Excesso de peso e sedentarismo. “É complicado para eu explicar, porque o sobrepeso e a falta da prática de exercícios físicos envolvem a síntese de proteínas e alteram o metabolismo (síndrome metabólica)”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *