Beleza e Saúde

CONHEÇA OS ALIMENTOS ANTI-TPM

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Irritabilidade e instabilidade emocional são comuns no período da TPM e podem ser minimizados através da alimentação

No período pré-menstrual é comum algumas de nós, mulheres, sofrer com sintomas que envolvem fatores emocionais e alterações físicas, tais como irritabilidade, instabilidade emocional, dor de cabeça, sonolência, compulsão por alimentos com alta concentração de açúcar (doces), cansaço, dificuldade de concentração e dores nos seios.

Para minimizar o problema da TPM (tensão pré-menstrual), a consultora nutricional Gabriela Forte, da Vitaminas Sundown Naturals, de São Paulo, dá dicas de alimentos que, aliados aos exercícios físicos e hábitos saudáveis, podem nos ajudam a amenizar sintomas tão desagradáveis.

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Compulsão por doces é um dos fatores da TPM

Alimentos com alto teor de cálcio: possuem a capacidade de aliviar as dores dessa fase, diminuindo a cólica por agir nas atividades que envolvem a contração muscular responsável por esse desconforto. “Diminuem também o inchaço causado pela retenção hídrica, desejos alimentares e as variações de humor”, conta. CONSUMA: iogurte, leguminosas, oleaginosas, sementes e folhas verdes escuras.

Vitamina B6: “ameniza, principalmente, os sintomas relacionados às sensações de depressão que podem aparecer nessa fase, pois ajuda na produção de serotonina, tão conhecida como hormônio do bem estar”, explica a nutricionista. CONSUMA: banana, arroz integral, peixes, frango e oleaginosas.

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Banana é uma ótima fonte de vitamina B6 que ajuda a diminuir os sintomas relacionados à depressão, no período pré-menstrual

 Magnésio: auxilia nos sintomas da cólica, dor de cabeça e, principalmente, no controle da compulsão por alimentos doces. “Também ajuda a regular as contrações cardíacas, musculares e também os impulsos nervosos”. CONSUMA: Semente de abóbora, frutas oleaginosas (nozes), semente de girassol, grãos integrais, feijão, abacate, cacau, salmão e vegetais verdes escuros.

Ácido graxo ômega 3: nutriente extremamente antioxidante. “Auxilia na diminuição da sensação de dores no corpo, melhorando também as alterações de humor”. CONSUMA: Sardinha, atum, salmão, semente de linhaça e algas.

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