Beleza e Saúde

CUIDADOS COM OS ALIMENTOS QUE VICIAM

A pizza ocupa o primeiro lugar no ranking dos alimentos mais viciante

 Caprese_Pizza_ 012

 

Mudanças nos hábitos alimentares vão muito além da reeducação. Significa conseguir deixar de lado alguns alimentos que, em excesso, reconhecidamente fazem mal ao nosso organismo ou que possuem alta taxa calórica. Mas por que, às vezes, parece ser tão difícil atingir essa meta? Uma pesquisa recente da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, parece ter desvendado o mistério.

1811CS2505

 Estudo ​realizado com 120 universitários na intenção de investigar o papel que o processamento ​d​a gordura e ​d​o açúcar desempenha em produtos que são considerados viciantes. Na lista dos vícios alimentares mais difíceis de serem combatidos, a pizza lidera a tabela, seguido pelo chocolate e pelos salgadinhos de batata (chips).

 

1511CS2502

Psicóloga Marcela de Freitas

 

Outros alimentos apareceram na lista dos mais viciantes​,​ como​:​ os cookies, o sorvete, a batata frita, o cheeseburger, o ​refrigerante (sem ser diet), as tortas doces e o queijo​. Para especialistas, os ​produtos ricos em açúcar e trigo, principal ingrediente na fabricação de pizzas, ativam os centros de recompensa no cérebro, podendo levar à dependência alimentar.

 c

Para a psicóloga Marcela de Freitas, d​a ​Medicina Preventiva, ​do ​Hapvida ​Saúde, para além dos ingredientes, as experiências da pessoa e a forma que​ é​ percebid​a​ a função dos alimentos para ela​,​ pode ajudar a desenvolver uma relação disfuncional com a alimentação. “Em alguns casos, comer é visto como prazeroso, às vezes, prazer único na vida… A pessoa … ao invés de resolver o problema, busca compensar a frustração com a alimentação… para um alívio imediato”, relata a psicóloga.

 

1511CS2503

Nutricionista Tanara Ferreira

 

 A nutricionista Tanara Ferreira, d​a ​Medicina Preventiva​ do​ Hapvida​ ​​Saúde, lembra que ​a importância de adotar uma dieta balanceada e​ de deixar certos hábitos alimentares de lado, mas que​,​ para isso​,​ é preciso ir devagar. “O motivo de muitas dietas falharem é justamente essa mudança brusca. Não pode ser assim. A mudança tem de acontecer aos poucos. O ideal é que te​nha​ intervalo de uma semana para que a pessoa se adapte, mas esse tempo depende de cada indivíduo”, afirma.

 

A compulsão alimentar é um distúrbio reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e precisa de um tratamento multidisciplinar com nutricionistas e psicólogos. A falta de ingestão de alimentos adequados, taxas alteradas, pressão alta e diabetes são os maiores problemas identificados na compulsão. As condições emocionais aliadas a exercícios físicos e introdução de um cardápio mais saudável são essenciais para um tratamento eficaz.

 

10 ALIMENTOS VICIANTES

Conheça os 10 alimentos mais viciantes e que detonam qualquer dieta, segundo pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. São alimentos ricos em gordura, açúcar e carboidrato.

 1 – Pizza

2 – Chocolate

3 – Salgadinhos de batata (chips)

4 – Cookies

5 – Sorvete

6 – Batata frita

7 – Cheeseburger,

8 – Refrigerante (sem ser diet),

9 – Tortas doces

10 – Queijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *