Beleza e Saúde

ALIMENTAÇÃO PARA ENCARAR A FOLIA

 

 

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Comer corretamente garante energia até Quarta-feira de Cinzas

 

1 –Saber o que comer e beber faz toda a diferença para não deixar a falta de energia ou o mal-estar atrapalhar na hora das brincadeiras. Para termos uma idéia, sambar por uma hora faz o corpo perder de 380 a 550 calorias. Se a dança for forró (onipresente nas praias do Ceará), em 1h, vão de 300 a 450 calorias. No Axé, o folião pode consumir 400 a 600 calorias. E quem está em Pernambucano, curtindo o frevo, nossa!, pode dar adeus de 600 a 700 calorias, por dia.

 

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Nutricionista Tanara Ferreira, do Hapvida, indica frutas, sucos e água de coco para repor os minerais pedidos na folia

 

2 – A nutricionista Tanara Ferreira, do Hapvida, diz que cuidar da alimentação é fundamental para quem deseja curtira folia até Quarta-feira de Cinzas. Para repor energia e hidratar, a melhor opção são as frutas, sucos e água de coco, ricos em minerais pedidos no suor. Atenção aos energéticos!

“Bebidas energéticas, quando consumidas em excesso, podem acarretar em problemas de saúde, já que há altas concentrações de cafeína e, quando associado ao consumo de álcool, os efeitos podem ser ainda mais perigosos, pois os energéticos elevam a frequência cardíaca, aumentando também a diurese”, alerta a nutri.

 

3 – Quando você estiver na folia e esquecer de se alimentar direito? “Não pira”. Vai lá ao mercadinho e compra uma barrinha de cereal. “Ótima opção de repor energia”. Segundo Tanara, a barrinha tem um bom valor nutricional e vai evitar que você opte por alimentos que não têm boa procedência, evitando intoxicações alimentares.

 

4 – “Ao escolher a barra de cereal, é interessante priorizar as sem chocolate e que tenha fibras em sua composição, pelo menos 2g. Essa informação está lá, nas informações nutricionais do alimento”. Hoje, podemos contar ainda com a barrinha de oleaginosas (amo!!!), como as de castanhas ou de amêndoas, “que é mais nutritiva”, e também com a barrinha de proteína (top!!!), opção ideal para as pessoas que querem evitar perda de massa muscular durante o Carnaval”.

 

5 – Ainda, segundo a nutricionista, é bom evitar alimentos gordurosos, como: salgadinhos, fast food, bolachas recheadas, dentre outros. “Carnes gordurosas, então, nem pensar! Esses alimentos são de difícil digestão e podem gerar aquela sensação de estufamento, desconforto e preguiça após a ingestão”, e pior: deixar o abdômen proeminente, um horror! Já para combater os radicais livres, gerados nesse período, pelo excesso de desgaste do organismo, é bom aumentar o consumo de alimentos desintoxicantes, como: laranja, abóbora, cenoura, kiwi, morango, couve, espinafre, castanhas, nozes e amêndoas.

 

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Comer proteína ajuda o corpo se recuperar, principalmente, no pós folia

 

6 – E quando terminar o Carnaval, lá na Quarta-feira de Cinzas, é hora de recarregar as baterias para voltar à rotina e trabalhar. E para este momento, de acordo com Tanara, também existe uma alimentação específica. “Invista em refeições diversificadas em nutrientes”. Alimentos ricos em carboidratos, como: pão integral, tapioca, cuscuz, arroz integral, macarrão integral, batata doce. Ricos em proteínas, como: ovo, carne, frango ou peixe. Também em gordura saudável , como: azeite, castanhas e sementes são perfeitos para o pós-folia. “Escolhendo um tipo de alimento de cada um desses grupos, você já garante uma refeição nutritiva. O importante é saber dosar a quantidade, sem exageros”, aconselha. Um bom Carnaval para você!!! Seja feliz!!!

 

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