Beleza e Saúde

Fortaleza está preparada para o Revezamento da Tocha Olímpica amanhã

Está tudo pronto para a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 por Fortaleza. A cidade será a última a receber, nesta terça-feira, dia 7, o comboio da tocha Olímpica, que passa antes por Aracati e Aquiraz. O revezamento terá início às 12h30, na Arena Castelão, e a pira de celebração será acesa às 20h15, na Praia de Iracema, com a apresentação de Thiaguinho e Aviões do Forró, em seguida.

 

tocha-olimpica-sou-noticia-itabirito11tocha-olimpica-sou-noticia-itabirito11

A TOCHA EM FORTALEZA

Rota: 35 km de percurso

Início do revezamento: 12h30, na Arena Castelão.

Mais de 170 condutores em Fortaleza.

Cerimônia de celebração: 20h15, na Praia de Iracema, com apresentação de Aviões do Forró.

Conheça alguns condutores do dia, em ordem alfabética:

Adriana Behar

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e Atenas 2004 com o vôlei de praia. Junto a Shelda Bede, formou uma das duplas femininas mais vitoriosas do Brasil, com mais de mil vitórias e 114 títulos conquistados. Adriana hoje é gerente de planejamento esportivo do COB. Ela foi convidada pela Nissan para conduzir a tocha em Fortaleza.

Alberto Bial

Cearense, treinou a seleção brasileira militar que conquistou o título dos Jogos Mundiais Militares de 2011. Foi jogador de basquete por 16 anos e jogou por clubes como Flamengo e Fluminense. Depois, deu início à carreira de técnico na base do próprio clube das Laranjeiras. Comandou ainda Botafogo, Vasco e Universo/Ajax (GO) entre outros times. Alberto Bial foi convidado pela Coca-Cola para conduzir a tocha em Fortaleza.

Aldenir Mateus do Nascimento

Voluntário há 18 anos. Começou ajudando moradores de rua e, há 7 anos, ajuda crianças e adolescentes com câncer com apresentações de fantoches, mágicas e histórias. Aldenir foi indicado pelo Bradesco para conduzir a tocha em Fortaleza.

Ana Paula Machado Renault

Ex BBB e influenciadora digital. Formada em jornalismo pela PUC Minas e pós-graduada em dois cursos, a mineira de 34 anos, já trabalhou com o colunista social Paulo Navarro e já atuou como banqueteira, organizando jantares para elite da capital mineira. Ana Paula vai para conduzir a tocha em Fortaleza.

Camila Albuquerque

É a segunda mulher no mundo a arbitrar lutas de MMA no maior evento internacional de artes marciais mistas, o Ultimate Fighting Championship. Veterinária por formação, descobriu no esporte uma paixão. Começou lutando kung fu e, após uma lesão, se interessou pela arbitragem. Hoje contabiliza 150 lutas arbitradas, foi convidada a subir no octógono do UFC e, em 2015, se tornou a primeira mulher do Brasil a ocupar esse posto. Indicada pela Nissan para conduzir a tocha em Fortaleza.

Carlos Alberto Lopes Maciel

Campeão dos Jogos Parapan-americanos na classe SB8 da natação em Guadalajara 2011. O único cearense a ser convocado para os Jogos Paralímpicos Londres 2012. Ele vai conduzir a tocha em Fortaleza.

Erick de Vasconcelos

Diagnosticado com obesidade mórbida -pesava 120kg com 1,66m de altura -, contraiu uma bactéria que quase tirou sua vida. O episódio fez Erick fazer dieta e buscar auxílio nas atividades físicas. Após iniciar na corrida, comprou uma bicicleta. Convidado a ingressar numa equipe de triatlon, em 2004 assumiu o desafio de fazer o Ironman dentro de um ano. Em 8 de novembro do ano passado, cruzou a linha de chegada do seu nono Ironman. Depois disso, participou de cinco Mundiais de Triatlon de Longa Distância representando o Brasil na Austrália, França, EUA, Espanha e Alemanha. Vai conduzir a tocha em Fortaleza.

Francilidio de Andrade – Lídio

Auxiliar técnico da Seleção Brasileira de basquete de cadeira de rodas feminino, preside a Associação Desportiva de Deficientes do Estado do Ceará. Em março de 2013, o time foi vítima de um ato de vandalismo. Vários equipamentos de treino foram quebrados. Lidio mobilizou a sociedade de Fortaleza para minimizar os danos. Condutor convidado do Bradesco para conduzir atocha em Fortaleza.

José Alexandre Filho – Xand Avião

Xand é vocalista e líder da banda Aviões do Forró. Nasceu no interior do Rio Grande do Norte, de onde vem sua influência musical. Ainda jovem ganhou de seu pai um violão e começou os primeiros acordes. Antes de assumir os vocais na Aviões do Forró, em 2012, fez trabalhos em emissora de rádio e integrou a banda Estilo Musical. Xand foi indicado pela Coca-Cola para conduzir a tocha em Fortaleza.

Juliana de Faria

É fundadora do OLGA, um think tank dedicado a debater a feminilidade. Também está à frente das campanhas Chega de Fiu Fiu e #primeiroassédio. Formada pela PUC-SP, especializou-se em moda na Central Saint Martins, em Londres, e trabalhou na revista ELLE Brasil. Juliana foi indicada pelo Bradesco para conduzir a tocha em Fortaleza.

Kaio Oliveira

Criador do Canal Xafurdaria, o youtuber atinge a média de 400 mil acessos a cada vídeo postado. Tem fãs e admiradores por todo o país. Kaio foi convidado pela Coca-Cola para conduzir a tocha em Fortaleza.

Luana da Silva

Luana é desenvolvedora de software, estudante de música (IFCE) e psicologia (FIC), e trabalha com desenvolvimento de apps no Palmaslab – um laboratório de Inovação e Pesquisa, que tem como objetivo a formação em TI de jovens da periferia de Fortaleza e a realização de pesquisa a partir da experiência da comunidade. Vai conduzir a tocha em Fortaleza.

Maria da Penha

Hoje com 70 anos, é biofarmacêutica e cearense, líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica. Seu caso inspirou a criação da lei 11.340/06, que leva seu nome. Maria da Penha é também coordenadora de estudos da Associação de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência (APAVV).  Vai conduzir a tocha em Fortaleza.

Maria de Lourdes da Conceição Alves

Cacique Pequena é a primeira mulher Cacique da América Latina, hoje conhecida na comunidade como guardiã da memória e contemplada neste ano como mestre da Cultura Cearense. Conduz sua etnia desde 1995 tendo uma trajetória de vida travada de muitas lutas e resistências. Vai conduzir a tocha em Aquiraz.

Relter Filho

Relter tem 19 anos, é morador de Pindoretama (distante 50km de Fortaleza) e já tem mais de 100 medalhas conquistadas no Jiu Jitsu. De família humilde, para conseguir dinheiro para competir, Relter promove rifas e sorteios com doações de amigos (caixa de chocolates, por exemplo). Para treinar na academia do tio, muitas vezes vai de bicicleta de Pindoretama para Fortaleza, onde vai conduzir a tocha.

Roberto Lopes da Costa

Ex-jogador de vôlei de praia, 49 anos. Entre suas conquistas estão dois títulos do Circuito Mundial, quatro do Circuito Brasileiro e a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999. Roberto disputou ainda os Jogos Olímpicos de Atlanta 1996.  Vai conduzir a tocha em Fortaleza.

Ronaldo Lima

Presidente de uma ONG esportiva, acredita na melhoria da vida dos jovens por meio do esporte. No projeto social, crianças e adolescentes entre 7 a 17 anos treinam os fundamentos do futebol e recebem orientações educacionais e profissionais. A ideia é tornar o atleta um cidadão responsável e preparado para a vida. O Projeto foi escolhido como Melhor Projeto/Escolinha Destaque de 2013 do Estado do Ceará pela Federação Cearense de Futebol Amador. Foi convidado pelo Bradesco para conduzir atocha em Fortaleza.

Shelda Bede

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e Atenas 2004, a ex-atleta do vôlei de praia, está entre as melhores jogadoras do mundo. Foi heptacampeã do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, bicampeã mundial e detentora de mais duas medalhas em mundiais, ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1999. Shelda foi indicada pela Nissan para conduzir a tocha em Fortaleza.

Solange Almeida

Nascida em Alagoinhas, na Bahia, é cantora profissional desde os 21 anos. Já passou pelas bandas Os Terríveis, Banda G, Caviar com Rapadura e Cavaleiros do Forró, mas se tornou conhecida do grande público como vocalista e líder da banda Aviões do Forró, desde 2002. Solange foi indicada pela Coca-Cola para conduzir a tocha em Fortaleza.

Tereza Augusta Carneiro

Atleta de Fisiculturismo, representou o Aracati no Mundial e Universe NABBA, onde sagrou-se 3ª colocada Miss Universe 2013 e 3ª Colocada no Mundial de 2014. Tereza vai conduzir a tocha em Aracati.

Thiago Souza

Thiago é um adolescente atendido pela Associação Barraca da Amizade que, desde 1987, realiza um trabalho junto às crianças e aos adolescentes da periferia de Fortaleza, onde vai conduzir a tocha.

Toni Garrido

Antônio Bento da Silva é filho de mãe negra e pai branco, com ascendência indígena. Caçula de três irmãs, sua mãe biológica Teresa trabalhava como empregada doméstica na casa de Ofélia Garrido, mulher que criou Toni. Ele começou a tocar violão e cantar durante encontros de jovens na igreja. Em 1994, ingressou na banda Cidade Negra. Toni é cantor, compositor, ator e apresentador de TV. Toni é convidado do Bradesco para conduzir a tocha em Fortaleza.

Vitor Augusto Porto

Compôs a equipe brasileira medalha de prata na Olimpíada de Matemática dos Países do Cone Sul. Coordena o projeto social Fermat no Ceará, que tem como objetivo preparar alunos de escolas públicas para obterem bom desempenho nas Olimpíadas Brasileiras de Matemáticas de Escolas Públicas (OBMEP). Vai conduzir a tocha em Fortaleza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 11 =