Beleza e Saúde

Destaque cirurgião Hipólito Monte, na nossa revista O POVO Saúde & Beleza

DESTAQUE – HIPÓLITO MONTE

1109cs2501

Médico cirurgião Hipólito Monte referência do nosso Ceará

1 – Médico cirurgião Hipólito Monte me recebeu, em um final de tarde em seu consultório, no Instituto Hipólito Monte, para entrevista exclusiva. O cirurgião é destaque da nossa revista O POVO Saúde & Beleza que terá avant première, próximo dia 13 de setembro, na sede da Evidence – Farmácia com Manipulação. Presença especial do treinador Alberto Bial que mudou a história do basquete cearense e é a capa da nossa publicação. Entre sorrisos, conversa inteligente e uma visão de mundo espetacular, focada no setor médico, Hipólito Monte revelou seu maior sonho, a construção do Hospital Instituto Hipólito Monte. “Já escolhi até o local”, revela ele.

2 – Local escolhido e maquete pronta para a construção do Hospital Instituto Hipólito Monte. Um hospital para 150 a 180 leitos “que vai caber na palma da minha mão”, com qualidade, gestão boa e uma estrutura enxuta. “Acima disso, fica sem controle, gastos astronômicos e a dívida incalculável. Uma estrutura grande precisa ser paga, muita gente para trabalhar, precisa ter gestão e não adianta importar gestão de Harvard, de Cambridge, importar gestão sueca, inglesa… O gestor precisa conhecer a Região do Nordeste, precisa saber conversar com seus profissionais e ver os problemas deles”, ressalta.

3 – Hipólito Monte se expressa com propriedade e tem brilho nos olhos de um menino. Experiência de gestão e 39 anos de carreira (formou-se em 1977, na Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Ceará), seis anos seguidos de estudos em Berlim (Alemanha), Estocolmo (Suécia), Boston (Estados Unidos) e Estrasburgo (França), onde fez laparoscopia. Uma energia contagiante e uma capacidade incrível de fazer e construir.

4 – A sensação que tive ao lado dele é que Hipólito Monte é uma caixinha de ideias que não para nunca. “Uma pena que, para o mundo, uma pessoa ter 60 anos de idade, é velha. Muita gente não estende que o cara de 60 anos está começando a amadurecer, é o cara que sabe, não é o bobo de 30/35 anos que pensa que sabe, tem o orgasmo cirúrgico… Hoje, sou mais calmo, mais sereno, não tenho a correria dos 40 anos de idade”, conta. O cirurgião diz que tem vontade de começar tudo de novo, de fazer uma nova residência em cirurgia, ficar três ou quatro anos dentro de um hospital. “Se tivesse um hospital do mundo que me aceitasse, eu começaria tudo de novo. Por que não?”, indaga.

O maior sonho do cirurgião Hipólito Monte é a construção do Hospital Instituto Hipólito Monte, inclusive, ele já escolheu o local e a maquete do empreendimento já está pronta

5 – Diante de tanta energia para trabalhar, fiquei curiosa para saber o que ele faz nas horas de descanso. “Melhor momento na minha vida é quando estou operando, é muito bom, eu me realizo, saio leve do centro cirúrgico. Um jornalista disse um dia que eu era anti social, mas até que gosto de andar na praia, à beira do mar e frequentar o Pulcinella, a história do restaurante teve início na mesma época que comecei com hospital. Prefiro locais em que eu entre sem ser visto e saia na obscuridade”.

6 – Mas logo em seguida, Hipólito Monte reflete e emenda: “Gostaria até de ter um grupo de amigos, sentar e conversar, só que nunca tive oportunidade. Só me dediquei à Medicina, fui exageradamente médico e estou ensinando aos jovens para não fazerem o que fiz. Quando vejo os médicos reunidos, nos condomínios, nos fins de semana, com suas famílias. Na idade deles, eu só vivia Medicina. Agora, fica difícil depois de anos mudar um estilo de vida. Quando tento, sinto-me um estranho fora do ninho e penso: alguém pode estar precisando de mim? Mas Fortaleza conta com 17 mil médicos, porque só eu tenho de ficar de plantão? Às vezes me pergunto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *