Beleza e Saúde

5 dicas de respiração para controlar a ansiedade, psiquiatra Daniel Sócrates conta como

 

Dr. Daniel Sócrates, psiquiatra da capital paulista, conta que a ansiedade é um estado emocional que faz parte das experiências de qualquer pessoa em determinados momentos da vida. Apesar de ser um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, preocupação, insegurança, angústia, tensão e desconforto, além dos componentes psicológicos, a ansiedade pode ser parcialmente responsável também pelo sucesso e pelo fracasso de uma pessoa. “Uma pessoa que pode usar a ansiedade a seu favor e usar para vencer etapas importantes da vida, mas quando o problema deixa de ser transitório e passar a ser constante é essencial tratar a questão”, diz. Enquanto a ansiedade ainda não está em um ponto crucial, Dr. Daniel deixa algumas dicas importantes, para se livrar do problema:

 

Técnicas de respiração

A respiração profunda reduz a frequência cardíaca, melhora a oxigenação das células do corpo e cérebro, libera a tensão muscular, torna os pensamentos mais claros e traz sensação de calma, tranquilidade e relaxamento. É uma técnica simples e eficaz que pode ser feita em qualquer lugar:

 

I – Sente-se confortavelmente no chão ou em uma cadeira, mantendo a coluna ereta.

II – Os olhos podem ficar abertos ou fechados, como achar mais relaxante.

III – Inspire o ar lentamente, contando até 10.

IV – Segure o ar no pulmão por 5 segundos.

V – Expire, contando novamente até 10.

VI – Repita a sequência 7 vezes. Com o tempo, aumente gradativamente o número de repetições.

 

 

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