Beleza e Saúde

Conheça o exame de pletismografia, com o pneumologista Thiago Mendonça

SONY DSC

SONY DSC

O médico Thiago Mendonça (CRM 9894), pneumologista e endoscopista respiratório do Centro de Pneumologia e Alergia do Ceará, esclarece sobre a pletismografia, o exame mais completo, atualmente, para avaliarmos a função pulmonar.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – O que é o exame de pletismografia?

THIAGO MENDONÇA – É um exame rápido, não invasivo, indolor e acessível, muito útil para o diagnóstico não só das doenças respiratórias, mas também das doenças da reumatologia (com envolvimento pulmonar) e da neurologia (com envolvimento dos músculos respiratórios), entre outras.

RFP – Como é realizado?

TM – Realizamos cinco procedimentos diferentes, no exame: a própria espirometria, a medida dos volumes pulmonares, a medida da resistência das vias aéreas, a medida das pressões respiratórias máximas e a medida da difusão do monóxido de carbono (capacidade de realizar a troca gasosa do meio ambiente para o sangue nos pulmões).

RFP – Quais as doenças diagnosticadas?

TM – A pletismografia consegue distinguir entre os dois principais grandes grupos de doenças pulmonares (“é o método padrão-ouro”): as obstrutivas (doenças que aprisionam o ar, como a asma e o DPOC) e as restritivas (problemas que causam diminuição do volume pulmonar, como a fibrose pulmonar).

RFP – A rede pública também realiza a pletismografia?

TM No Ceará, essa tecnologia tem menos de cinco anos e vem sendo realizada, no serviço público, no Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes. Hoje, na rede particular, no Centro de Pneumologia e Alergia do Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *