Beleza e Saúde

Novembro Azul: tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

problemas-para-engravidar-620x413

FOTO DIVULGAÇÃO

Dia 17 de novembro marca o Dia internacional do Câncer de Próstata, câncer que mais assombra o sexo masculino em todo o mundo. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens: a cada 36 brasileiros, 1 morrerá de câncer de próstata (Dados Inca).

Apesar das estimativas alarmantes, esse câncer é considerado uma doença da terceira idade, uma vez que 3 em cada 4 casos no mundo são diagnosticados em pacientes com mais 65 anos de idade. Outro fator que também favorece o aumento de diagnósticos da doença é a evolução e aprimoramento dos métodos de diagnósticos.

O Consulta do Bem preparou um guia com as principais informações que os homens precisam saber sobre o Câncer de Próstata. Veja abaixo:

O que é a próstata?

Estamos falando sobre o câncer de próstata que, como o próprio nome diz, é um tumor que se localiza na próstata, mas você sabe o que é a próstata?

Exclusiva do sexo masculino, a próstata é uma glândula com o formato de uma maçã localizada logo abaixo da bexiga. Ela integra o sistema reprodutor masculino, sendo responsável por produzir uma parte do sêmen que ajuda a transportar os espermatozoides até o óvulo.

Os exames

Apesar da alta mortalidade e de haver exceções, a evolução do câncer costuma ser lenta: levam-se cerca de 15 anos para o tumor atingir 1 cm³. Alguns outros casos, no entanto, podem evoluir de forma rápida e espalhar-se para outros órgãos.

Atualmente, a maioria dos casos da doença é detectada em fases iniciais, antes mesmo do tumor provocar sintomas. O exames que detectam o câncer são: exame de PSA (uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico), ultrassonografia de próstata e toque retal.

Os sintomas

O câncer pode surgir próximo da uretra ou longe. Sua localização determinará os sintomas. Quando o tumor cresce em direção à uretra, pode obstruí-la, causando sintomas como: dificuldade ao urinar, vontade frequente de urinar e dor ao urinar.

O paciente pode reclamar ainda de dor lombar ou na bacia, sangramentos pela uretra e até mesmo problemas de ereção.

No entanto, os sintomas tendem a surgir em fases mais avançadas da doença. Por isso, é importante estar sempre com os exames em dia.

Fatores de risco

Diferentemente dos outros tipos de câncer, o câncer de próstata poucas vezes tem o elemento genético como um fator de risco influente – menos de 10% dos casos apresentam são por hereditariedade.

No lugar do DNA, entra a idade como principal fator de risco. São muito raros os casos de câncer antes dos 40 anos e extremamente comuns após os 80 anos.

Assim como a causa da doença ainda é desconhecida, há muita incerteza e necessidade de confirmação sobre os demais fatores, que incluem:

Prevenção

O exame preventivo ainda é a melhor opção de proteção contra a doença. É fundamental consultar um médico regularmente, ficar de olho na alimentação, mantendo uma dieta saudável, praticar atividades físicas regularmente e evitar fumar.

Sobre o Consulta do Bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =