Beleza e Saúde

Livro "O poder do quando" – Descubra o ritmo do seu corpo e o momento certo para tomar decisões e quando realizar pequenas atividades do dia a dia

livro

Dr. Michael Breus é conhecido nos Estados Unidos como “The Sleep Doctor”. Psicólogo clínico, diplomata do Conselho Americano de Medicina do Sono e membro da Academia Americana de Medicina do Sono, é autor de diversos livros sobre a qualidade do sono e como ele afeta diversos aspectos da nossa vida, como o peso, produtividade, relacionamentos e hábitos cotidianos.

Ao longo de seus estudos, Dr. Breus constatou que o timing perfeito está no DNA de cada indivíduo e, no decorrer do dia, a temperatura corporal, pressão arterial, cognição, fluxo hormonal, metabolismo, entre muitas outras funções flutuam e são governados de acordo com esse ritmo fisiológico particular a cada um.

Na cultura multimídia, em que todos estão expostos a estímulos diversos 24 horas por dia, tornou-se mais difícil reconhecer qual é o seu próprio biotempo. Segundo Breus, não respeitar o funcionamento natural do organismo é extremamente prejudicial para o bem-estar físico, mental e emocional. Esse fenômeno é chamado de cronodesajuste e, nos últimos quinze anos, cientistas têm relacionado esse desajuste a doenças como transtornos de humor, cardiopatias, diabetes,  obesidade e até câncer.

Em suas pesquisas, Dr. Breus descobriu que, embora o relógio biológico de cada pessoa seja diferente, a maioria pode ser classificada de acordo com um dos seguintes cronotipos: urso, lobo, golfinho ou leão.

Em seu novo livro, O poder do quando, o psicólogo disponibiliza logo nos primeiros capítulos um teste para que o leitor possa identificar qual é o seu cronotipo. Dessa forma, pode-se reconhecer o melhor momento para a realização de uma série de atividades — desde planejar algo importante, fazer exames médicos, tomar remédios, praticar exercícios e memorizar informações novas, até mesmo discutir com o parceiro. Ao respeitar o ritmo do relógio biológico e, assim, perceber o momento certo para realizar as mais diversas tarefas cotidianas, ganha-se um aliado fundamental para aprimorar a qualidade de vida e alcançar bons resultados.

 

Conheça os cronotipos mais comuns:

Golfinhos (10% da população): Costumam acordar se sentindo pouco revigorados e ficam cansados até o fim da tarde, quando de repente entram no ritmo. São mais alertas tarde da noite e mais produtivos em momentos esparsos ao longo do dia. Geralmente são cautelosos, introvertidos e inteligentes.

Leões (de 15% a 20% da população): Acordam ao nascer do sol ou até antes, começam a se sentir cansados no fim da tarde e pegam no sono facilmente. São mais alertas ao meio-dia e mais produtivos pela manhã. Costumam ser pessoas estáveis, práticas e otimistas.

Ursos (50% da população): Acordam depois de apertar o botão de soneca uma ou duas vezes, começam a se sentir menos cansados do meio até o final da tarde e dormem profundamente, mas não tanto quanto gostariam. São mais alertas entre o meio da manhã e o começo da tarde e mais produtivos no fim da manhã. Geralmente são simpáticos e descontraídos.

Lobos (de 15% a 20% da população): Têm dificuldade para acordar antes das nove horas da manhã, ficam confusos mentalmente até o meio-dia e só se sentem cansados depois da meia-noite. São mais alertas às sete horas da noite e mais produtivos no fim da manhã e da tarde. Costumam ser impulssivos, pessimistas e criativos.

 

  1. MICHAEL BREUS é psicólogo clínico, diplomata do Conselho Americano de Medicina do Sono e membro da Academia Americana de Medicina do Sono. Escreve regularmente para importantes publicações americanas, como Huffington Post e Psychology Today. É autor dos livros The Sleep Doctor’s Diet Plan e Beauty Sleep.

 

Assista ao booktrailler para saber um pouco mais sobre cada cronotipo:

https://www.youtube.com/watch?v=4ts2k4V0dKY

 

Matérias de imprensa:

Daily Mail: http://www.dailymail.co.uk/femail/article-3784358/Do-sleep-like-bear-dolphin-answer-holds-key-perfect-night-s-rest-says-fascinating-new-book.html

Woman’s Day: http://www.womansday.com/health-fitness/a56296/find-out-whats-your-sleep-animal-and-what-that-means-for-your-health

 

Redes sociais do autor:

Let the Sleep Doctor Teach You How to Get Better Rest

https://twitter.com/thesleepdoctor

https://www.facebook.com/thesleepdoctor

https://www.youtube.com/user/thesleepdr

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