Beleza e Saúde

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO, EM COMEMORAÇÃO DO DIA DE LUTA CONTRA O CÂNCER, AMANHÃ, DIA 8 DE ABRIK

Exames de prevenção ajudam no combate ao câncer

1 – Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que aproximadamente 600 mil casos novos de câncer serão diagnosticados, no Brasil, neste ano. No mundo, serão cerca de 12 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença. Dessas, quase 8 milhões não sobrevivem. Daí a importância do Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, data instituída, ontem, dia 8 de abril, para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção à doença.

2 – E os tipos de câncer mais silenciosos, como câncer de pulmão, ovário, esôfago e estômago, são os mais letais, com menores índices de sucesso no tratamento, avisa Tânia Vulcani, mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Geralmente, o problema só é diagnosticado quando o tumor já está em estado avançado, em metástase, muitas vezes. “Um terço das mortes poderia ser evitada se houvesse a detecção precoce da doença, sendo esse fator o principal para o aumento da sobrevida dos pacientes”.

3 – A boa notícia é que os tipos de câncer mais frequentes são também os que têm maior índice de sucesso no tratamento, e esse sucesso está diretamente ligado ao diagnóstico precoce, não tem como fugir. A maior taxa de sobrevida é dos pacientes com câncer na tireoide, câncer de pele e câncer de mama, detectados precocemente.

Médica oncologista Célia Barreira

4 – Uma alimentação equilibrada, diz a médica oncologista Célia Barreira (CRM 2039), da Oncoclinic, em Fortaleza, ajuda a construir uma vida saudável. “Isso não quer dizer, exatamente, que vá prevenir o câncer, mas contribui para uma melhor qualidade de vida, assim como a prática de exercícios físicos e não fumar”.

5 – Uma alimentação equilibrada é fundamental, aí sim, para prevenir a obesidade, cujas complicações estão envolvidas em alguns casos de câncer. E para ajuda você nesta luta, trago a relação dos principais alimentos que podem contribuir para a prevenção do câncer, elaborada pela Hellofood, empresa líder de pedidos de comida online, presente em 40 países, são eles: pipoca, azeite de oliva extravirgem, alho, chás verde e branco, a soja (na substituição da carne vermelha), laranja, lima, limão, tangerina (as fontes de vitamina C antioxidante) que apresentam efeito preventivo contra o câncer.

Tânia Vulcani, mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas

6 – Célia Barreira revela, no entanto, que a melhor prevenção é fazer os exames de rotina, o tradicional check up anual. No caso especifico do câncer de mama, os exames indicados são a mamografia e o ultrassom, por exemplo. Também entram na lista dos exames preventivos a endoscopia, ultrassom abdominal e vaginal, a colonoscopia, radiografia do pulmão, exames de detecção do vírus HPV e os testes genéticos (analise dos genes associados ao desenvolvimento de câncer de mama, ovário, colorretal, próstata, pulmão, aconselha Tânia Vulcani, mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Consulte seu médico, sempre.