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Jean Bueno, gerente de Perfumaria do Boticário, que responde pelas linhas de fragrâncias mais vendidas do Brasil
Quando Jean Bueno fala, temos de parar e escutar com atenção. O gerente de Perfumaria do Boticário responde pelo perfume mais vendido do Brasil, o Malbec, pela linha feminina mais comercializada em nosso País, a Floratta. Isso em um mercado em ebulição. Somos o segundo consumidor de perfume, do mundo, nos perfumamos de três a quatro vezes, ao dia. Uma delícia!!!
“A partir de 2021, o Brasil será o maior mercado mundial, em perfumaria. Todos já estão de olho em nós.”, diz ele, em entrevista, durante lançamento da nova fragrância da linha Floratta, o Floratta Flores Secretas, e dos novos frascos para toda a linha, em visita que fizemos, à fábrica do Boticário, no Município de Camaçari, na Bahia, a convite do marca. O Boticário conta com 4 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Como nasce um perfume?
JEAN BUENO – Perfume é emoção, é sentir, a pessoa tem de se conectar com o cheiro. Então, nasce de uma ideia, durante uma viagem, uma conversa com um amigo. Brinco que criei o Malbec Play para meu filho, de 10 anos, mas, na verdade, foi da observação de ver os pais indo à loja do Boticário comprar Malbec, junto com os filhos. Então pensei, por que não criar um perfume para essas crianças? Deu certo!!!
Depois da ideia, desenvolvemos o conceito, passamos para um perfumista, que tem a sua disposição uma paleta de mais de três mil matérias-primas, vem o designer para a embalagem, toda a comunicação, a distribuição e disposição nas lojas, na venda direta, e por ai vai… É algo complexo.
RFP – O que tem de ter um perfume para você considerar que ele é bom? Está aprovado?
JB – Uma boa fragrância é a mistura de produtos naturais, e seus vários modos e técnicas de extração de óleos essenciais, e sintéticos, com desenvolvimento de moléculas de cheiro que não existem na natureza. E ainda tem de atingir três objetivos bem técnicos: se tem uma boa explosão (notas de saídas), se deixa rastro (notas de coração) e se vai durar na pele (notas de fundo). Daí, nascem perfumes únicos, como: o Malbec (que usa álcool vínico) e Lily Essence (com técnica enfleurage, de extração artesanal de óleos essenciais do lírio).
RFP – E o Floratta Flores Secretas?
JB – O Floratta Flores Secretas é um floral frutal que reflete a mulher independente, com autonomia, mas que também encontra espaço em sua agenda para o romantismo, não o idealizado, mas o romance que pode acontecer a qualquer momento e que precisa de espontaneidade para ser verdadeiro. A música “Love Is in the Air “, da campanha do perfume, traduz isso, o amor inesperadamente acontecendo no beijo de um casal apaixonado.
RFP – A mulher evoluiu muito e o Floratta, que compõe a linha de perfume feminino mais vendido do Brasil, acompanhou a evolução?
JB – A marca Floratta nasceu lá nos Anos 90, em 1995. Falávamos menos de empoderamento feminino. A mulher, de certa maneira, ainda esperava o príncipe encantado com quem iria casar e viver o “felizes para sempre”. Os filmes “Casamento com meu melhor amigo” e “Uma Linda Mulher”, com Julia Robert, são bons exemplos disso.
De lá para cá, já se passaram 30 anos e a consumidora mudou. Brincamos que a mulher quer tudo, assumir o controle de tudo: trabalho, quer ser uma boa mãe, uma boa esposa, ter um bom casamento ou não, tudo bem se o relacionamento não deu certo. Um empoderamento feminino controladíssimo e tenho certeza que, às vezes, a mulher se pergunta: como tenho tempo para fazer tudo isso?
RFP – Nossa, o cheirinho do perfume é uma delícia. Qual o segredo?
JB – Todo perfume tem um segredinho e o nosso é a flor de figo que é bem interessante. Na natureza, o normal é vir a flor e depois o fruto. Com o figo é o contrário. Você está vendo esses pontinhos brancos dentro do fruto? (Jean mostra para mim). Vão virar flor. A fruta e sua flor aparecem predominantes nas notas de saída e corpo, reforçadas pela presença de frutas vermelhas, com toques aveludados de âmbar e musk ao fundo. Brincamos na perfumaria que o Floratta Flores Secretas tem a frutalidade da flor e a floralidade do fruto.
RFP – A barreira entre o feminino e o masculino está cada vez menor na moda. Na perfumaria acontece a mesma coisa?
JB – O mundo está realmente mudando e perfumaria está indo para isso, saindo da definição masculino e feminino para uma evolução do que a pessoa gosta. Antigamente, mulher não usava fragrâncias amadeiradas e homem não chegava nem perto dos florais. Hoje, isso não existe mais. Os perfumes cítricos, fragrância bem compartilhada, estão em alta. É bem assim: eu estava numa loja de óculos, no México, com meu filho de 10 anos, e ele perguntou ao vendedor quais eram os óculos de homem, e o vendedor respondeu: “não têm óculos de homem, têm óculos que você gosta e depois a gente vê se ficam bom em você”. É isso.
RFP – Então podemos dizer que a queda da barreira entre o que é feminino e masculino é uma macro tendência, no mundo?
JB – Total. Daqui a um tempo não vamos mais usar for min, nem for homem, nos frascos do Boticário. Para um jovem com menos de 20 anos de idade é um estereótipo o masculino e o feminino. Essa divisão fazia sentido há 10 ou 20 anos. Hoje não. A pessoa quer levar para casa um perfume que ela gosta e pronto. Tem homem que vai gostar da cor rosa e tem mulher que vai gostar da cor azul e tudo bem.