BIOMÉDICA VIVIANNE BRAGA, CAP DA CORPO RÍGIDO
Destruição das células de gordura, melhora da circulação sanguínea, efeito antioxidante e tensor, estímulo de colágeno. Além do poder de contribuir para o aumento da massa muscular, tratar estrias e auxiliar no emagrecimento do corpo.
São os tratamentos de mil e uma utilidades com a aplicação das enzimas que se tornaram os preferidos em clínicas de todo o Brasil, na contagem regressiva para o Carnaval 2018.
“Os bons resultados são uma das razões do sucesso dos tratamentos que remodelam o corpo e podem ser associado a outros tipos de tratamentos com aparelhos”, conta a biomédica esteta Vivianne Braga, cap da Clínica Corpo Rígido, em entrevista à nossa coluna.
ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – O que são enzimas e como elas atuam em nosso organismo de um modo geral?
VIVIANNE BRAGA – São fármacos desenvolvidos para usar no método de mesoterapia (técnica minimamente invasiva) e agem de diferentes formas. São procedimentos seguros, personalizados (numero de sessões e a quantidade injetada), realizados após avaliações, com a solicitação de exames. As indicações do tratamento vão de acordo com a necessidade de cada paciente.
RFP – Quais as indicações?
VB – Atualmente, as enzimas são consideradas um dos tratamentos mais eficazes no combate à celulite, gordura localizada, emagrecimento, aumento de massa muscular, flacidez de pele e às estrias. Elas agem de diferentes formas. Na ação lipolítica, destroem as células adiposas e melhoram a circulação sanguínea. Outras apresentam efeito antioxidante e tensor, através do estímulo de colágeno. Já as enzimas do composto emagrecedor aumentam o metabolismo para perder gordura de um modo global. Essa enzima deve ser associada a uma atividade física.
RFP – Qual a diferença entre as enzimas de aplicação intradérmica, subcutánea e intramuscular?
VB – Aplicação intradérmica é superficial e, geralmente, com pápulas para estimular o colágeno. Subcutânea é realizada no local da gordura localizada e a intramuscular é, geralmente, feita na região dos glúteos, sendo indicada para a perda geral de peso. As substâncias vão agir de acordo com o protocolo, pois cada mescla é direcionada a necessidade do cliente.
RFP – As pessoas têm muito receio em relação às aplicações de enzimas. Quais cuidados o paciente deve ter na hora de escolher uma clínica e o profissional?
VB – Deve verificar se tem o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e se o profissional está habilitado para aplicação de enzimas. Deve também está credenciada ao Conselho Regional de Biomedicina ou Conselho Regional de Medicina.
RFP – Quais as qualificações do profissional para ele ser hábito às aplicações de enzimas?
VB – O profissional tem que ser um médico ou biomédico esteta. Só eles estão habilitados para as aplicações, tanto intradérmica como subcutânea ou intramuscular.
RFP – Quais os problemas mais comuns a que os pacientes estão expostos às aplicações de enzimas mal indicadas e administradas por profissional sem qualificação?
VB – Os problemas mais comuns em uma aplicação mal sucedida é infecção, necrose, fibrose e resultados indesejáveis. Por isso, o paciente tem de escolher muito bem o profissional.