Beleza e Saúde

SAIBA COMO EVITAR E TRATAR O REFLUXO, COM O ENDOSCOPISTA FABRÍCIO MARTINS

FOTO DIVULGAÇÃO

Médico endoscopista Fabrício Martins, um dos sócios da clínica Endoscopy

1 – De tempos em tempos, surgem as doenças da moda. Não sei se você já observou, vivemos a era do refluxo. Nossa, muitas pessoas que conheço reclamam de queimação no peito, azia, e sentem a comida voltando. Sintomas típicos do refluxo, uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago, irritando-o, ao invés de seguir o fluxo normal da digestão.

2 – Além da pirose (azia) e da regurgitação, o médico endoscopista Fabrício Martins, um dos sócios da clínica Endoscopy, diz que o refluxo também pode apresentar sintomas atípicos, atingindo a parte pneumológica, envolvidos na asma, na tosse seca e crônica. “A rouquidão e a sensação de aperto não no tórax, mas na garganta são outros sinais da doença”, avisa o médico. Nesse caso, Fabrício Martins recomenda uma consulta ao otorrinolaringologista.

3 – Para diagnosticar se a pessoa tem ou não refluxo “nem sempre” será preciso fazer o exame de endoscopia. “Na suspeita da doença em paciente jovens, com sintomas típicos, de início tentamos corrigir através das orientações alimentares e um teste terapêutico. Prescrevemos um medicamento por um mês e observamos os sintomas. Só depois disso, pensamos em fazer exames e o primeiro seria a endoscopia”, relata.

4 – Já em pacientes com sintomas atípicos, com problemas respiratórios, otorrinolaringológicos, ou então com sintomas típicos em uma faixa etária de idade avançada e crises recorrentes que não melhoram com mudança de hábito, o médico recomenda de pronto a endoscopia. “Avaliar como está a questão do esôfago, se tem alguma falha na barreira anatômica, porque, além da questão alimentar, uma das causa do refluxo é a hérnia de hiato” (parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma, causando azia, dor no peito e dificuldade para engolir).

FOTO DIVULGAÇÃO

“Queimação é um dos sinais típicos de refluxo”

5 – E vamos supor que os resultados dos exames de endoscopia e hérnia de hiato deram normais e mesmo assim o paciente apresente sinais evidentes de refluxo na laringoscopia (feita pelo otorrinolaringologista), o médico solicita o exame de phmetria esofágica 24h. “Um exame padrão ouro para detectar o refluxo. Uma sonda colocada pelo nariz, contendo eletrodos capazes de detectar a quantidade de acidez em alguns pontos do esôfago”, explica.

6 – Mas por que o refluxo virou a doença da moda? O médico acredita que impulsionada pelos maus hábitos alimentares, associados à vida corrida que levamos. “Quando você come rápido, não mastiga a comida direito, come com líquido, quando come e vai deitar (o ideal é deitar depois de 2h), quando come e vai praticar atividade física ou então quando enche muito o estômago e usa roupa apertada (macaquinho para modelar, por exemplo), está com sobrepeso, pois a gordura intra-abdominal pressiona o estômago e faz com que o conteúdo que está dentro dele suba e reflua para o esôfago, estimula o aparecimento do refluxo”, alerta.