Beleza e Saúde

Cineteatro São Luiz – 60 Anos: Espetáculo “Hamlet”

Do diretor suíço Boris Nikitin, 60 Anos do Espetáculo “Hamlet” é apresentado, neste domingo e segunda, 11 e 12/3, com entrada franca, no Cine São Luiz

m dos principais nomes do teatro contemporâneo da Suíça, o diretor Boris Nikitin, traz a Fortaleza o espetáculo Hamlet, em cartaz nos dias 11 e 12 de março (domingo e segunda-feira), às 18h, no Cineateatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). A programação faz parte da comemoração de 60 anos do São Luiz e integra o projeto Giro das Artes, que traz ao Ceará artistas de três países com espetáculos e atividades formativas nos campos da música, teatro e dança. No dia 12, às 14h, o diretor fará uma demonstração técnica e um bate-papo sobre seu trabalho com artistas convidados, em local a ser confirmado. Toda a programação é gratuita.

Em Hamlet,  o diretor se utiliza da obra shakespeariana como mote para uma reflexão sobre identidade, individualidade, ilusão e realidade. Em um misto de performance de documentário experimental e teatro-musical queer, o intérprete e eletro-músico Julian Meding assume o papel de um Hamlet contemporâneo que se rebela contra a realidade.

O diretor de teatro, autor e ensaísta Boris Nikitin, nascido em Basileia, na Suíça, e filho de imigrantes ucranianos-eslovacos-franco-judeus, escreve e dirige na cena internacional do teatro independente. Nos últimos dez anos, seus trabalhos refletiram a representação e a produção da realidade e da identidade na política, na economia, na religião, nas histórias pessoais e nas artes. As peças, os textos e os programas de Nikitins sempre procuram o deslumbrante limite entre o desempenho e o teatro ilusão, destacando o ambíguo e o potencial em que a individualidade e a capacidade de atuar tornam-se conceituais recentemente.

São Luiz: 60 anos

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), completa 60 anos em março de 2018, trazendo uma programação especial ao longo do ano, como destaca a diretora do equipamento, Rachel Gadelha: “Essa comemoração nos alegra e nos convida a seguir adiante cheios de sonhos, dispostos ao trabalho, reconhecendo trajetórias e cenários, reverenciando públicos e artistas. Seguimos sabedores de que essa casa merece todos os aplausos e uma vida longa. Que esse espetáculo nunca termine!”.

Espaço de grande valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense, o Cineteatro São Luiz chega ao ciclo sexagenário sendo um dos poucos cinemas de rua ainda em atividade no Brasil. Um lugar de formação de plateia, público, audiência, mas sobretudo, de formação de repertórios artísticos e culturais, capazes de ampliar horizontes e conhecimentos, capacidade crítica e inventiva de ser e de estar no mundo.

Ao longo do mês de março outras atividades marcam as comemorações, incluindo uma lista de 45 clássicos que marcaram a história do cinema, espetáculos com nomes importantes do teatro local e internacional e show com o músico Ivan Lins. Programações especiais alusivas a data também ocorrerão ao longo do ano.

O Giro das Artes

Uma simbólica volta ao mundo a partir de espetáculos de música, teatro e dança. Essa é a proposta do Giro das Artes, projeto que traz a Fortaleza artistas da França, Espanha e Suíça, com espetáculos e atividades formativas. A mostra conta com um apanhado das dimensões e possibilidades de manifestações artísticas proporcionadas pelas diversidades históricas, geográficas e sociais dos territórios onde as obras foram criadas. O intercâmbio cultural experienciado pelo público é expandido por meio da realização de residência artística, workshop e palestra.

A estreia do Giro das Artes foi no início de março com o grupo de música da Espanha aupaQUARTET, também no Cineteatro São Luiz, e segue agora com o espetáculo teatral Hamlet, do diretor suíço Boris Nikitin. Em maio a dança será contemplada no projeto pelas companhias francesas Kubilai Khan investigations, comBlack Belt, e Herman Diephuis, que traz a obra Tremor and More, ambos no dia 4 de maio no Cineteatro São Luiz. Grupos locais de dança participarão do workshop em data a ser confirmada.

O Giro das Artes tem como realizadores a Quitanda das Artes, o Instituto BR Arte e o Cineteatro São Luiz. Patrocínio: Enel. Apoio cultural: Instituto Francês, Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, Embaixada da França no Brasil e Rede de Festivais – MIT SP, MID e Viva Dança. Produção executiva: Marco Zero. Produção: Cinco Elementos Produções. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

SERVIÇO

Hamlet, de Boris Nikitin (Suíça) – Dias 11 e 12 de março (domingo e segunda-feira), às 18h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza-CE). GRATUITO.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *