Beleza e Saúde

DENTISTA ADRIANO ABREU FALA SOBRE O USO DO LASER, NA ODONTOLOGIA. NOSSA… CONTROLA ATÉ A DOR

Além do Clareamento Dental, onde o Laser pode ser aplicado na Odontologia?

Em praticamente tudo! Muito além dos dentes brancos, o laser é na verdade um dos recursos mais versáteis na odontologia podendo ser utilizado desde o tratamento de dores e sensibilidades, na melhora da cicatrização em implantes e tratamentos de canal e até no tratamento do mau hálito, ultrapassando também o limite do procedimentos “meramente estéticos”, transformando-se facilmente em sinônimo de saúde bucal e conforto para o paciente.

Se você busca o melhor da odontologia, inevitavelmente irá se deparar com o laser em algum momento do seu tratamento, pois os efeitos das luzes do laser otimizam as respostas do organismo aos tratamentos e ainda possuem a capacidade de analgesia, controlando as dores antes, durante e após os tratamentos. O que isso significa? Tratamentos mais eficazes, rápidos e confortáveis! Ou seja, tudo que todo dentista gostaria de oferecer aos seus pacientes, e por outro lado, tudo que os pacientes buscam na odontologia moderna!

Convenhamos que sentar na cadeira do dentista não é a melhor das experiências, e um recurso que permite que os tratamentos sejam bem mais rápidos, eficazes,  confortáveis e menos dolorosos é pra lá de bem vindo. Algo com toda este potencial e tamanha abrangência atingindo praticamente todos os ramos da odontologia poucas vezes foi visto na história da “ciência do sorriso”. Estamos diante uma revolução? De certo que sim, porém trata-se de uma revolução silenciosa e porque não dizer tardia, pois o laser está ainda sendo subutilizado pelos dentistas, que por muito tempo desperdiçaram todo este potencial da técnica concentrando esforços apenas no clareamento, enquanto outras especialidades como medicina e fisioterapia já utilizam amplamente o laser e conhecem muito bem seus benefícios.

– Laser e o controle das dores

Falando agora na prática vamos direto ao ponto e citar quais são estas possibilidades do laser na odontologia, começando pelo controle da dor nos mais diversos procedimentos realizados pelo dentista. O laser possui propriedades analgésicas controlando dores até em casos bastante complexos, como nos pacientes que sofrem da temida Disfunção da ATM,  que chegam ao consultório muitas vezes desacreditados por conta das inúmeras tentativas de tratamento e com dores musculares e tensionais tão fortes que chegam ao ponto de tornar situações simples como falar ou mastigar extremamente dolorosas. Logo nas primeiras sessões com o laser para a Disfunção da ATM os pacientes já relatam melhoras significativas no controle da dor.

Quando o assunto é dor não faltam situações que envolvem a saúde bucal, e seja antes, durante ou depois dos tratamentos podemos citar as diversas outras possibilidades nas quais o Laser pode – e deve – atuar como na sensibilidade ocasionada pela retração da gengiva e dores no pos-operatório de procedimentos complexos como implantes dentários e tratamentos de canal. Antes mesmo de começar os tratamentos já é possível os benefícios do laser através de suas propriedades analgésicas fazendo uma “pré anestesia” onde o paciente se quer sente a dor da agulha da anestesia, o que é excelente para pessoas que possuem medo ou algum trauma do dentista.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 2 =