Beleza e Saúde

CENTRO ODONTOLÓGICO DO SECOVIMED CONTRIBUI PARA A SAÚDE BUCAL,EM UM CEARÁ ACOMETIDO DE CÁRIE. UM DOS MAIORES ÍNDICES DO NORDESTE

Jovens cearenses apresentam 13% mais cárie do que a média do País. Considerando toda a região Nordeste, o índice de cárie é 8% maior do que a média do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Dados alarmantes que fazem do atendimento do Centro de Odontologia do Secovimed uma ferramenta de prevenção e tratamento bucal importante, cumprindo sua função social. Quem dá mais detalhes, é a dentista do sindicato Daniele Dourado.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – O serviço do Centro de Odontologia do Secovimed é bem abrangente, atende desde os porteiros dos prédios aos donos das imobiliárias, muitos desses pacientes negligenciam a higiene bucal?

DD – A realidade dos nossos pacientes é bem diversa. Muitos não têm informação e não receberam educação em casa. Mudar a cabeça deles, de pessoas de 30 anos a 40 anos de idade, é muito difícil, mas tentamos explicar da importância de uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista. E quando é necessário, ensinamos ao paciente usar fio dental e fazer uma correta escovação. São hábitos que não vão surgir do dia para a noite, mas vamos fazendo o acompanhamento e incentivando o paciente.

RFP – O Centro de Odontologia do Secovimed dispõe de atendimento móvel para programar a saúde bucal, ir até os beneficiários do serviço?

DD – Temos um equipamento, com uma cadeira odontológica e um pequeno compressor que nos permite ir até o local de trabalho do beneficiário do Secovimed. Realizamos procedimentos menos complexos, como: como limpeza dos dentes, curativos, aplicação de flúor… Exigimos apenas um espaço apropriado para a realização dos serviços.

RFP – Como vocês fazem a triagem para o atendimento móvel?

DD – Primeiro, avaliamos a necessidade do condomínio ou da empresa e a frequência com os funcionários buscam o atendimento odontológico, na sede do Secovimed. É porque muitos não têm condições de vir aqui, estão vamos até eles. O agendamento é feito uma vez por mês.