Beleza e Saúde

BATE-PRONTO: oftalmologista Dácio Costa aborda a miopia e revela como podemos nos prevenir da doença

Oftalmologista Dácio Costa (CRM 8699 / RQE 6851) aborda a miopia. Uma doença da visão que foi agravada pelo estilo de vida contemporânea. A notícia boa é que existe uma maneira simples de prevenção.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Um estudo populacional, realizado com crianças da Austrália, comprovou que aquelas que passavam muito tempo em celulares e tablets tinham maior chance de ter miopia do que àquelas que utilizavam pouco esses dispositivos. Por quê?
DÁCIO COSTA – Este aumento chegou a 2,5 vezes, caso a criança ficasse dentro de casa o dia todo nesses gadgets. O estudo, porém, deparou-se com um antídoto: atividade ao ar livre pode amenizar esse problema.

RFP – Como as atividades ao ar livre podem influenciar na prevenção da miopia?
DC – Andar de bicicleta, jogar futebol, vôlei, correr, ir à praia… sair de dentro do apartamento e ter uma vida mais normal melhora a visão. É que por anos, o homo sapiens tem feito muita atividade ao ar livre, por isso a miopia era tão rara.

RFP – E o que é a miopia?
DC – A miopia é um tipo de grau em que o olho é incapaz de ver bem para longe. O contrário é a hipermetropia, o olho tem dificuldade para enxergar de perto. O mecanismo do surgimento da miopia tem haver com um aumento do tamanho do olho, que ocorre no final da infância e na adolescência. Daí a importância de atividades ao ar livre essa época da vida.

RFP – Há meios de evitar a miopia?
DC – O estilo de vida contemporânea provocou um boom de miopia, mas numerosas pesquisas estão em andamento e tratamentos farmacológicos estão se mostrando bastante eficazes para o controle da doença. Além disto, lentes de contato especiais, gelatinosas e rígidas também tem tido resultados promissores. Para o momento, no entanto, a melhor opção é menos celular e mais brincadeiras.