Beleza e Saúde

PSICÓLOGA CAMILLE ROLA, DO SECOVIMED, FALA SOBRE COMO MELHORAR A SAÚDE MENTAL

A psicóloga Camille Rola, do Secovimed, aborda os problemas de saúde mental detectados e tratados pelo Setor de Psicologia, do sindicato que atende aos beneficiários das empresas compra e venda, locação e administração de imóveis (flats, incorporadoras, condomínios residenciais e comerciais e shoppings).

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Quais os transtornos psicológicos diagnosticados entre os beneficiários do Secovimed?

CAMILLE ROLA – São a depressão, crise de ansiedade e a síndrome do pânico, desencadeados pelo aumento da violência e as incertezas econômicas, principalmente o medo da perda do emprego.

RFP – Quando o medo e a tristeza passam a ser doenças?

CR – Muitos pacientes chegam ao atendimento psicológico, encaminhados pela setor de Odontologia e Nutrição, do Secovimed. Temos uma equipe multidisciplinar formada para isso. Geralmente, os pacientes têm um discurso negativo, sofrem com crise de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

 

RFP – O tratamento é complicado?

CR – O paciente passa por uma avaliação e, muitas vezes, só com sessões de terapia, em receber atenção, conversar, desabafar, chorar, o quadro de distúrbios já melhora. Muitos pacientes só precisam ser escutados. Quando necessita de remédios, temos uma equipe multidisciplinar para atender e o apoio dos psiquiatras da Clínica Nova, com a qual o Secovimed mantém parceria.

RFP – Os funcionários dos condomínios, principalmente porteiros e os seladores,  sentem-se invisíveis?

CR – Sim. A invisibilidade desses profissionais pesa muito na saúde psicológica. Tentamos sensibilizar os síndicos para quem essas pessoas recebam a atenção necessária para trabalharem com felicidade. Só desejar um bom dia já faz a diferença. Muitos deles dizem que quando recebem um simples “bom dia” já ganham a semana. Mas não podemos generalizar, muitos porteiros e seladores contam que são muito bem tratados no local de trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *