Beleza e Saúde

BELEZA_MEIO AMBIENTE O QUE FAZER COM AS EMBALAGENS DOS PRODUTOS?

FOTO DIVULGAÇÃO

Contribua com projetos que incentivam à reciclagem de embalagens vazias de produtos de beleza, em proteção à natureza

O que você faz com as embalagens dos produtos de beleza que já acabaram ou estão fora do prazo de validade, coloca no lixo e pronto? Os cremes, esmaltes, embalagens de shampoos e máscaras… têm a maneira certa de serem descartados sem agredir o meio ambiente, pois algumas substâncias químicas desses produtos podem contaminar o solo e a água.

BELEZA SUSTENTÁVEL COSBEL – Tanto é assim que marcas e redes de lojas de cosméticos desenvolvem projetos de gestão sustentável, de proteção à natureza. A Cosbel, que participou, recentemente, do Festival Vida & Arte, conta com o projeto Beleza Sustentável. Funciona assim: o cliente entrega nas lojas as embalagens vazias de produtos. A í, a Cosbel manda as embalagens para o Instituto Ascajan, Projeto de Coleta Seletiva do Jangurussu – Reciclando a Vida.

FOTO DIVULGAÇÃO

Os materiais coletados pela Cosbel são vidros (esmaltes, bases de unhas, frascos de perfume…), plásticos (shampoos, condicionadores, gel…), metal (spray de esmalte, de cabelo, desodorante…), embalagens de maquiagem, maletas de alumínio e plástico, secadores e pranchas, acessórios de madeira, de plástico e metal (pentes, escovas…). Ficam de fora da reciclagem as tesouras, os alicates, tubos de coloração e água oxigenada.

FOTO DIVULGAÇÃO

E as substâncias presentes nesses produtos não alteram a qualidade dos esgotos, que são tratados antes de chegar ao ambiente. Mas não podem ser descartados diretamente em rios, lagos ou mesmo no solo, podem afetar a natureza. E cuidado especial com os esmaltes que, por se tratarem de tintas e solventes, podem ser considerados como resíduos perigosos e com alto potencial de contaminação do meio ambiente.

OUTROS PROJETOS

Algumas marcas contam com as chamadas políticas de reversas de descarte, trocando embalagens por produtos novinhos. Confira que vale a pena.

Back to MAC

Você troca seis embalagens vazias da marca por um batom da linha fixa MAC. Você escolhe a cor e tudo #adorei

– Lush

Junte cinco potes vazios e troque por uma máscara fresca da marca inglesa de produtos feitos à mão, que chegou ao Brasil, em 2014.

– O Boticário

Os pontos de venda contam com a coleta seletiva de embalagens de todo o Grupo Boticário (Quem Disse, Berenice?, Beauty Box e Eudora).