Beleza e Saúde

O PODER SUSTENTÁEL DO ESQUALANO O ativo faz maravilhas por sua pele, em produtos da Biossance

A norte-americana Biossance, marca de beleza que usa a biotecnologia para criar produtos sustentáveis de cuidados com a pele, chegou ao Brasil em março de 2018. O portfólio é composto por cinco de seus best-sellers: Squalane + Peptide Eye Gel, 100% Squalane Oil, Squalane + Antioxidant Cleansing Oil, Squalane + Vitamin C Rose Oil e Squalane + Probiotic Gel Moisturizer. Os itens são atualmente comercializados nas lojas Sephora e no e-commerce da marca.

Entre os diferenciais está o uso do esqualano nos potinhos de beleza, revela com exclusividade a diretora de Marketing da Biossance, Camila Farnezi, direto de São Paulo. O esqualano é uma molécula que hidrata instantaneamente a pele só que a produção pelo nosso organismo vai diminuindo com o passar dos anos.

Para resolver o problema, a Bioessance desenvolveu uma tecnologia que produz o ativo de forma ética e sustentável com a extração direto da cana-de-açúcar, no Brasil. Historicamente, a única maneira de obter essa substância era com a retira direto do fígado de tubarão (longe do conceito cruelty free #cruzes) ou das azeitonas.

O POVO – Como foram feitas as pesquisas que levaram a formula? Nada foi testado em animais, certo, cruelty-free?

CAMILA FARNEZI – Nosso processo exclusivo de engenharia de organismos vivos utiliza o carbono presente na fermentação do xarope da cana-de-açúcar como fonte energética para as leveduras, que após hidrogenadas produzem a molécula do esqualano.

Nunca realizamos testes em animais.


OP – Qual a diferença entre sustentável e natural?

CF – Os produtos sustentáveis são livres de ingredientes tóxicos e potencialmente nocivos, são seguros para o planeta, de origem vegetal e não são testados em animais. Além disso são eficazes e estáveis obtidos de fontes naturais ou sintético não tóxico.

Já os produtos naturais podem ser tóxicos ou nocivos, como exemplo a Hera Venenosa, podem ser obtidos de plantas em extinção como sândalo ou produtos de origem animal e são suscetíveis a alterações climáticas e ambientais, que podem reduzir a eficácia.


OP – Quais os planos da marca? Algum lançamento ou produto em desenvolvimento?

CF – A Biossance lança, em média, novos produtos a cada dois meses e muitas novidades estão a caminho. Os lançamentos neste mês de marco e para maio apresentamos produtos maravilhosos para a renovação de pele e uma linha completa de tratamento e controle da oleosidade. A base de todos nossos produtos é o esqualano, responsável por hidratar e carrear outros ingredientes ativos na formulação, potencializando os efeitos benéficos nas camadas mais profundas da pele. E nosso plano de expansão contempla abertura da marca em cinco novos países apenas no primeiro semestre, deste ano.